Oficina aponta mecanismos para identificar o TDAH infantil

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    Oficina aponta mecanismos para identificar o TDAH infantil

    Como saber identificar quando uma criança tem problemas relacionados ao déficit de atenção (TDAH)? Este foi o foco da oficina “Desatenção: Como Conduzir uma Investigação Adequada”, ministrada pelo médico, mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP e doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Rubens Wajnsztejn (SP), que aconteceu hoje (20), pela manhã, durante o XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação.

    Segundo Rubens, que tem residência médica em Neurologia Infantil na Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o intuito da oficina é apontar indicadores para que seja possível perceber quando uma criança tem dificuldade no foco de atenção e desantenção. “A ideia é que pais e educadores possam entender quais seriam as causas, bem como, os fatores que estariam envolvidos na atenção da criança durante o período do desenvolvimento dela, principalmente na primeira infância”.

    O especialista explica que há processos, testes, exames e terapias diferenciadas. “É necessário levantar o histórico da criança e da família, de uma forma bem detalhada. A partir daí, há as avaliações direcionadas,  e bateria de testes de atenção que utilizam mecanismos de diagnóstico correto do distúrbio de atenção. Sem falar que há os diagnósticos diferenciais, para os casos em que parece ser TDAH, mas não são. Minha intenção foi detalhar mecanismos para que o educador possa ter noção, e se os procedimentos feitos, foram adequados. Só então é possível encaminhar para a terapia mais adequada a cada caso”, destaca.

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