Observatório Econômico do Recife é lançado no Senac Porto Digital reunindo dados importantes da cidade

    PróximoAnterior

    Observatório Econômico do Recife é lançado no Senac Porto Digital reunindo dados importantes da cidade

    Ferramenta foi desenvolvida por estudantes da Faculdade Senac em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife e traz solução para dores antigas da pasta

    Foi lançada nesta sexta-feira (28) a plataforma Observatório Econômico do Recife, desenvolvida pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac para a prefeitura da cidade por meio de uma parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife.

    A ferramenta criada pelos alunos é fruto de um projeto integrador da faculdade, que busca encontrar soluções para problemas reais enfrentados por agentes privados ou públicos. Desta maneira, o Observatório Econômico do Recife reúne dados econômicos da capital pernambucana em um único ambiente, oferecendo informações valiosas para a administração pública, empresas, instituições acadêmicas, assim como para a sociedade civil.

    Ganha a administração pública, que passa a ter um monitoramento da cidade para a formulação estratégica de políticas públicas, pois a plataforma proporciona uma visão abrangente da economia local, com os dados mais atualizados sobre inflação (IPCA), Juros (Taxa Selic), Empregos (Caged), Movimentação de Porto e do Aeroporto, Balança Comercial, Ranking de Competitividade do Recife, e até do cenário de abertura de empresas na cidade, e ganha o cidadão, com acesso a informações transparentes sobre a gestão.

    O Observatório beneficia também outros atores importantes como instituições acadêmicas, órgãos de controle, investidores, centros de pesquisa e imprensa a partir de todos os dados que fornece.

    A secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio destaca a importância da plataforma e do engajamento do Senac no projeto: “Políticas públicas assertivas são baseadas em dados. Por meio do observatório podemos acompanhar as evoluções do desenvolvimento local. Ele vai ajudar na captação de novos recursos para dentro da cidade, na captação de novos empreendimentos, na análise de artigos e dados econômicos, é uma explosão de possibilidades e nós não estaríamos aqui hoje se não fosse a Faculdade Senac. Foram eles que tornaram possível esse sonho da secretaria.”

    Para o diretor Regional do Senac em Pernambuco, Regivan Dantas, “a realização do projeto é a comprovação da qualidade do ensino que a gente oferece pra nossos alunos. Isso faz parte da metodologia do modelo pedagógico Senac, nossos projetos integradores, em que nossos estudantes têm a oportunidade de trazer ideias, desenvolver startups e criar, por exemplo, um negócio dentro da nossa incubadora, a I.de.i.a.S. E a gente fica muito feliz por esse momento de a gente estar aqui entregando uma solução que era uma dor da gestão do Recife.”

    Um dos integrantes do grupo que desenvolveu o artifício, Alessandro Barbosa, recém-graduado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FacSenac, comemora o nascimento de uma empresa a partir do projeto: “O Observatório Econômico trouxe para nós o surgimento da nossa nova startup, a “Predview”, e pretendemos, por meio dela, continuar ajudando a nossa cidade do Recife, através de vários sistemas que a gente pensa desenvolver daqui para frente. Estamos felizes e gratos.”

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar