Durante o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação, o professor Sandro Jerônimo, doutor em Engenharia Aeroespacial pela UFMG e bacharel e mestre em Informática pela PUC Minas, apresentou a palestra intitulada “Inteligência Artificial e Personalização: o Futuro da Aprendizagem Adaptativa”, onde explorou o impacto das novas tecnologias no ensino. Em suas palavras, a mensagem principal foi clara: “As pessoas precisam estar abertas a conhecer e experimentar. Esse é o ponto de partida”.
Jerônimo destacou que, embora a Inteligência Artificial (IA) esteja revolucionando o setor educacional, ela não substitui o papel do professor, mas o potencializa. “A IA permite que o professor ofereça uma educação de mais qualidade, impactando os alunos e ajudando a transformar a sociedade que tanto precisa de educação”, afirmou.
Ele enfatizou a resiliência dos educadores, observando que o professor, como um “guerreiro”, sempre busca o melhor para seus alunos. Para Jerônimo, é crucial que os docentes mantenham essa perspectiva, ao mesmo tempo em que estejam abertos a explorar novas ferramentas tecnológicas.
A professora Edjane Gomes, da rede pública de Paulista, compartilhou suas impressões sobre o evento, destacando a relevância dos debates promovidos pelo Congresso. “O Congresso continua fazendo os professores refletirem, saindo daqui leve, e eu acho isso muito importante. O que eles falam, especialmente sobre o fato de que não seremos substituídos, alivia o coração dos professores, deixa a gente com o coração quentinho”, disse.
Edjane também elogiou a palestra de Sandro Jerônimo, afirmando que ela trouxe reflexões valiosas sobre o papel da tecnologia no ensino. “A palestra do professor Jerônimo foi muito boa, especialmente ao falar sobre compartilhar saberes. A tecnologia está aqui para nos auxiliar, não para nos substituir”, finalizou a professora, reforçando o sentimento positivo deixado pelo evento.