Blog

XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação aborda inclusão em palestras na sexta-feira (23)

Na sexta-feira (23), o XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação contou com duas palestras sobre inclusão nas escolas e na sociedade, ministradas pela professora Maria Teresa Mantoan, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). “Inclusão escolar e social e as tecnologias que possibilitam a acessibilidade comunicacional e física” e “Inclusão escolar: avanços e desafios”, foramLeia mais

Mozart Neves debate estratégias de ensino para a sociedade do Século XXI

O ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e atual diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, participou, nesta sexta (23/09), do último dia de debates do XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Numa palestra sobre o impacto da qualidade do ensino médio sobre o ensino superior, ele destacou como é importante que os doisLeia mais

Mário Sérgio Vasconcelos e a educação formadora

O pesquisador Mário Sérgio Vasconcelos explanou as variáveis acerca dos valores na Era do Conhecimento para aplicação na educação. Nessa sexta (23/09), o palestrante pontuou a influência da instituição escolar na vida da criança e na formação do indivíduo em sociedade, durante o XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, no Centro de Convenções deLeia mais

Luiz Schettini empolga com Pedagogia da Convivência

Psicólogo, teólogo, professor e escritor, Luiz Schettini Filho arrancou risos e aplausos da plateia do XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. A palestra sobre a Pedagogia da Convivência trouxe contribuições que vão para além da sala de aula, podendo ser levadas também para a vida pessoal. Convivência é a construção de vínculos afetivos. “Aprende-se melhorLeia mais

Português Domingos Fernandes fala sobre reinvenção de ensino e avaliação

Com experiência como professor do ensino fundamental, médio e hoje da Universidade de Lisboa, Domingos Fernandes – com seu extenso currículo de mestrado e doutorado – trouxe uma discussão sobre aprender, ensinar e avaliar em sua palestra “Reinventar o Ensino e a Avaliação para Melhorar a Aprendizagem dos Alunos”, que ministrou hoje (23/09), no XIVLeia mais

Redações do Enem e as práticas em sala de aula

O que os critérios de correção da redação do Enem podem ensinar sobre a prática pedagógica foi o assunto abordado pela professora pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, Fernanda Bérgamo, no segundo dia do XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Bérgamo ministrou uma oficina e mostrou que, ao transmitir o conteúdoLeia mais

“Precisamos de aluno pensador, não decoreba”, Vasco Moretto

“Nosso aluno deve ser um pensador, não um acumulador de informação”. Essa foi a ideia central deixada pelo professor Vasco Moretto na palestra “A Construção interativa de professores”, que lotou o Teatro Tabocas. Moretto revisou os fundamentos didáticos-pedagógicos – aprender, ensinar e avaliar – deixando contribuições e reflexões sobre o papel do professor na mediaçãoLeia mais

Brincar é uma excelente ferramenta para a aprendizagem

“Quer conhecer um indivíduo, coloque-o para jogar”, foi citando Platão que Tiago Aquino iniciou a oficina “A Pedagogia do Brincar”, na tarde de hoje (22/09), durante o XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com formação em Pedagogia, Educação Física e Teatro, Tiago é autor de 18 livros eLeia mais

O caminho para uma gestão escolar eficaz

Metodologias de trabalho que tenham vínculos com motivação, liderança e relações interpessoais são fatores importantes na construção de uma gestão escolar eficiente. Esses foram alguns dos pontos debatidos pelo professor Gustavo Moretto, do Distrito Federal, na oficina “Desafios da gestão escolar na busca do aprimoramento constante”. Moretto ressaltou a importância de saber administrar uma escola,Leia mais

A sociointeração digital em sala de aula

Absorver o conhecimento prévio do aluno para adequar a informação à prática do ensino foi uma das dicas dadas por Bruno Lira na palestra “Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital”, dentro da programação do XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Lira enfatizou como o potencial de mutabilidade na sociedade deve influenciarLeia mais

Kátia Smole discutiu o ensino de matemática para crianças

A matemática é um problema para muitas crianças, por isso, o papel do professor na construção desse conhecimento torna-se indispensável. Uma das últimas oficinas da programação desta manhã (22) foi “Como ensinar os alunos a ler e interpretar problemas nas aulas de matemática”, apresentada pela professora Kátia Smole, de São Paulo. Segundo ela, os exercíciosLeia mais

Português Antônio Nóvoa debate a escola do futuro

Construir uma pedagogia à medida de cada um, uma escola com alunos ativos, em que se trabalha pela construção do ensino. O ex-reitor de Universidade de Lisboa trouxe uma rica explanação sobre a escola tradicional – em que os alunos eram servidos de um ensino pronto –  versus a escola do futuro. Para ele, oLeia mais

Accessibility Toolbar