“Natal que Dá Gosto” promove solidariedade e acolhimento no Mascate Restaurante-Escola do Senac

    PróximoAnterior
    Natal que dá gosto _Jantar solidário no MAscate

    “Natal que Dá Gosto” promove solidariedade e acolhimento no Mascate Restaurante-Escola do Senac

    O Mascate Restaurante-Escola do Senac Pernambuco recebeu, na noite dessa quarta-feira (18), mais uma edição do jantar solidário “Natal que Dá Gosto”, uma ação que há cinco anos transforma vidas por meio da gastronomia e do acolhimento. Realizado em parceria com a empresa Natto e o Instituto Cesar Santos, o evento recebeu cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social, divididas em dois horários: das 18h às 20h e das 20h às 22h.

    A ceia natalina foi assinada pelos chefs do Instituto Cesar Santos, liderados pelo próprio chef Cesar Santos, que, junto à equipe de instrutores e alunos dos cursos de Cozinheiro e Garçom do Senac PE, preparou uma noite inesquecível para os presentes. A ONG Anjos da Noite também apoiou a ação.

    Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, o evento é um exemplo de como o compromisso com a transformação social pode ser materializado em ações concretas. “O ‘Natal que Dá Gosto’ é um ato de acolhimento e respeito à dignidade humana. Essa ação reforça o nosso compromisso em utilizar a gastronomia como uma ferramenta de inclusão, criando memórias e proporcionando momentos de alegria para quem mais precisa.”

    O chef Cesar Santos, que todos os anos se emociona com a iniciativa, destacou o sentimento de gratidão ao promover o jantar. “Todo mundo que está aqui essa noite trabalhou com prazer durante o dia todo. São mais de 50 pessoas envolvidas até chegar a esse momento final de grande congregação”, disse. “Queremos passar um pouco do nosso amor, do nosso carinho, através da comida. Para nós isso parece bobagem, mas para eles é muito importante esse momento”, completou o chef. 

    A voluntária Rose Cabral, da ONG Anjos da Noite, encantou a todos ao aparecer vestida de Mamãe Noel e distribuir palavras de carinho. “Isso é o puro amor em movimento”, afirmou ao ver o Restaurante-Escola do Senac completamente cheio. “Para nós, o Natal não é só dezembro, é todo dia. Diariamente a gente proporciona um jantar, um aconchego, uma palavra amiga. O nosso trabalho é muito mais que o alimento”, declarou Rose, voluntária há mais de dez anos. Atualmente, a ONG atua nas ruas do Recife de segunda a sábado, sempre às 19h.

    Para os alunos do Senac, o evento foi uma oportunidade de colocar em prática os ensinamentos recebidos em sala de aula, além de vivenciar o impacto social da profissão. Paula Melo, aluna do curso de Cozinheiro há apenas um mês, compartilhou a experiência de participar do jantar: “Bate uma alegria no coração saber que você está fazendo algo pelos outros, ainda mais nessa época do ano”, disse a estudante. 

    “Eu não sabia (que participaria do evento). Só soube hoje à tarde e foi a melhor experiência da minha vida. Poder ver a cara das pessoas felizinhas dizendo obrigado, por você poder servir em um jantar natalino, é uma coisa muito prazerosa. E saber que foi você que fez isso é ótimo. Eu sempre soube que esse era o meu lugar, e agora eu tenho certeza”, contou Paula.

    Lucimar Gomes e Ednalda de Lima, que participaram do jantar, emocionaram-se ao falar sobre o acolhimento recebido. “Não é todo mundo que faz isso pela gente. É a primeira vez que venho e fui muito bem tratado”, afirmou Lucimar. “O jantar foi maravilhoso. Todo ano eu participo e sempre é tudo muito gostoso. É ótimo vir para cá e ser bem atendida”, declarou Ednalda. 

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar