Mário Sérgio Vasconcelos e a educação formadora

    PróximoAnterior

    Mário Sérgio Vasconcelos e a educação formadora

    O pesquisador Mário Sérgio Vasconcelos explanou as variáveis acerca dos valores na Era do Conhecimento para aplicação na educação. Nessa sexta (23/09), o palestrante pontuou a influência da instituição escolar na vida da criança e na formação do indivíduo em sociedade, durante o XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, no Centro de Convenções de Pernambuco.

    “Quando em contato com a criança, use dos mesmos artifícios que ela para educá-la”, diz Mário. Isso se dá por causa da facilidade de aprender brincando de cada criança e o estabelecimento de regras de vida em comunidade que são afirmadas dentro de brincadeiras. Para ele, quando tratamos as crianças como seres inferiores que devem obediência, estamos criando seres reprodutores de ações sem questionamento. Logo, a capacidade criativa do indivíduo é podada e pode gerar traumas para a vida.

    “O lúdico é a arma do desenvolvimento humano”, diz o professor ao fazer referência à liberdade e à imaginação no campo de formação do homem. Assim como é necessário respeitar a criatividade da criança, o estímulo dessa criatividade junto ao adolescente e ao adulto faz com que inovações sejam trazidas na ação educativa.

    Para concluir, o palestrante fez questão de ratificar o respeito às dificuldades de cada um no que tange à forma de apresentação do ensino. Por isso, o profissional da educação precisa sempre ter em mente diversas formas de explanar o mesmo assunto, para que alcance as necessidades e dificuldades de cada um.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar