Ao som dos instrumentos de sopro da Banda de Pífanos de Caruaru, hoje (06) o último dia do Encontro Pedagógico 2025 do SenacPE teve início, marcando um momento de integração e inovação para os 350 participantes presentes. A apresentação cultural, que ocorreu na Arena Educação montada na área externa da instituição, preparou o público para a intensa programação do dia.
O início da manhã de hoje foi dedicado à Maratona de Pitches, momento que reuniu propostas inovadoras dos participantes, que buscaram soluções inovadoras para desafios enfrentados em seus ambientes de trabalho. Os participantes apresentaram soluções inovadoras desenvolvidas ao longo do Ideathon, que aconteceu ontem (05), no segundo dia do evento. A competição destacou a criatividade e o compromisso com a transformação digital, refletindo o espírito do Encontro Pedagógico, que tem como objetivo a valorização da educação e o uso da tecnologia no aprendizado.
Ao todo, 14 projetos foram apresentados, classificando três. O vencedor foi o Senac Track, um aplicativo inovador que utiliza gamificação para criar uma experiência personalizada para o aluno. O app permite que os estudantes registrem suas atividades e projetos, e ao atingir pontuações específicas, o mercado de trabalho poderá acessar suas conquistas pedagógicas, criando oportunidades profissionais ao final do curso.
O professor do Mediotec Caruaru, Pedro Gomes, integrante da equipe vencedora, destacou a importância do Senac Track para o ecossistema educacional: “Esse app é fundamental para manter nosso aluno motivado e engajado com o processo educacional. Este prêmio chega em um momento excelente para a unidade de Caruaru e vai contribuir diretamente para nossa missão de integrar ainda mais os alunos ao mercado de trabalho”.
O Senac EcoChallenge conquistou o segundo lugar na Maratona, um aplicativo que proporciona a coleta e registro de dados sobre o descarte correto dos resíduos, motivando a comunidade através de desafios e recompensas para atingir metas de sustentabilidade.
Por fim, o Senac App garantiu o terceiro lugar. O objetivo foi aproximar ainda mais as ofertas de cursos do Senac ao público interessado, contribuindo para uma interação direta com o usuário e ajudando a fechar turmas de forma mais rápida e eficaz.
O diretor regional do Senac PE, Regivan Dantas, destacou a importância da participação e inovação nas escolas e informou que todos os projetos participantes, inclusive os que não foram vencedores, seriam aproveitados na Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.de.i.a.S.). “Fico muito feliz de ver os projetos e ideias. Contamos com vocês para ver o que conseguem aplicar nas escolas. Isso é muito importante, especialmente para territorializar essas ações da incubadora”.