Em homenagem ao Dia do Maquiador, que aconteceu em 13 de outubro, a Unidade de Imagem Pessoal (UIP) do Senac promoveu, no último dia 30, o Make Up Day. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas entre maquiadores, estudantes, egressos do Senac e empreendedores do cenário da maquiagem, visou despertar a troca de experiências entre o público deste segmento, e trouxe especialistas para debater sobre tendências e temas como maquiagem social, maquiagem para passarela, maquiagem artística e de efeitos, e mercado de noivas, entre outros. À frente do projeto, os instrutores Silvio Braga e Marcela Lima apresentaram cases de sucesso com convidados especiais atuantes na área.
A ação contou com a participação de Débora Pereira, micropigmentadora e hair stylist; Jacqueline Caetano, maquiadora formada em Nova York pela Make Up For Ever Academy; Sandro Santos, maquiador renomado no mercado de noivas em Pernambuco; Renato D Menezzes, maquiador especializado em efeitos especiais e de caracterização; e a equipe da Skin Mass, empresa de produtos de maquiagem de efeitos especiais apresentando ideias de produções para o Halloween.
Na ocasião, ex-alunos falaram um pouco das suas experiências a partir dos cursos de beleza e maquiagem do Senac, bem como, atuação e os caminhos tomados no mercado, a exemplo da maquiagem social e de noivas, e de como se sentem realizados com a profissão escolhida. Na sequência, representantes da Associação dos Maquiadores de Pernambuco (Ampe), apresentaram as vantagens de ser um associado. A criação da instituição foi uma iniciativa de Henrique Melo e Jô Ribeiro, renomados maquiadores do setor, como uma forma de unir e motivar os profissionais da categoria, possibilitando melhor acesso às tendências, produtos, lançamentos do segmento, cursos e eventos.
Ao longo da noite, a apresentação ao vivo de maquiagem social e de noivas foram as mais escolhidas pelos profissionais, a exemplo de Débora Pereira, maquiadora formada no Senac que atua em Recife e João Pessoa, e se especializou em maquiagem para noivas, debutantes, madrinhas. “Antes eu trabalhava em shopping, mas percebi que levava jeito para a maquiagem. Fiz um curso aqui no Senac, busquei a especialização constante e, pouco depois, comecei do zero e montei meu studio em João Pessoa (PB). Foi uma grande realização”, explica Débora.
Quem apresentou uma produção completa de noiva foi o maquiador Sandro Santos, que comentou o passo a passo de cada etapa, sugerindo marcas e tons. Ele recomenda que não sejam usadas em noivas um make muito em cima de tendências, o ideal é o clássico. “Sugiro que não se faça uso de maquiagens em cima de muitas novidades e exageros, pois daqui a vinte ou quarenta anos, quando a noiva for ver seu álbum de fotografia, não vai causar estranhamento, e ela vai continuar se achando bela e elegante em qualquer época”.
Jacqueline Caetano, formada em New York pela Make Up For Ever Academy, realizou diversos trabalhos internacionalmente e trouxe para o Brasil todo o requinte e cuidado desenvolvido para que toda e qualquer maquiagem não deixe apenas a mulher bela, mas acima de tudo natural. Ela, que começou seu primeiro curso no Senac, hoje é proprietária do salão Sorelli Spa Urbano. A visagista, conceituada na indústria da beleza, comentou sobre o mercado de moda, que é sua paixão. “Passei um tempo estudando nos EUA. E hoje atuo com maquiagem social, mas também com editorial de moda e fotografia. Minhas criações são quase sempre feitas em parceria com o estilista, onde cada detalhe é pensado em conjunto”, comentou Jacqueline trouxe uma modelo com maquiagem, roupa e adereços inspirados em Frida Kahlo, utilizando-se de um penteado com arranjo de rosas naturais.
Já Renato D Menezzes, falou um pouco de sua atuação com maquiagem artística, de caracterização e de efeitos especiais, e abordou sobre Futuristic art make-up, apresentando uma modelo com maquiagem futurista. Segundo ele, antigamente, o acesso aos produtos e tendências era bem difícil. “Hoje, a internet facilitou e viabilizou este acesso e encurtou distâncias e tempo. É só pesquisar, comprar e esperar chegar em sua casa”.
Por fim, a equipe da Skin Mass apresentou o kit de massa para maquiagem, que permite criar e caracterizar personagens, efeitos especiais para cinema e teatro, personagens para Halloween e Carnaval, entre outras aplicações. O produto foi idealizado e patenteado pelo pernambucano Miqueias Queiroz, e já está sendo vendido para todo o Brasil e exportado para vários países. Segundo um dos maquiadores da equipe da Skin Massa, Wilton Clau, o idealizador do produto criou a fórmula pensando em contemplar as pessoas que trabalham com maquiagem artística. “´É uma massa específica para efeitos especiais e no kit tem massa, látex e sangue Artificial, que permite criar monstros e personagens diversos. O produto foi levado para laboratório, testado dermatologicamente e aprovado pela Anvisa antes de ser colocado no mercado”, expõe.
Um dos organizadores do Make Up day, Silvio Braga, comentou que o evento foi um sucesso, principalmente, porque contou com a presença de todas as pessoas convidadas. “A ideia é fazer todo ano, em comemoração ao Dia do Maquiador, com uma edição cada vez melhor, trazendo as tendências e pessoas que fazem moda, beleza e maquiagem em vários segmentos”.