O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, em conjunto com o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores A, B e AB do Estado de Pernambuco (Sindcfc PE), promoveu, nesta terça-feira (28), no auditório da Faculdade Senac PE, no Recife, palestras acerca dos benefícios da tecnologia aos processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação faz alusão ao Maio Amarelo, mês em que ocorre a campanha de conscientização para condutores sobre o respeito às leis de trânsito.
O primeiro momento foi comandado pelo presidente do Sindcfc PE, Ygor Gomes Valença, com o tema “O Uso da Tecnologia como Facilitador para Obter a Carteira Nacional de Habilitação”. Ygor Valença explicou que, atualmente, Pernambuco faz todo o processo do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) de forma virtual, não sendo mais necessário ir ao Detran para pagar taxa, pegar digitais ou tirar foto. “As próprias aulas teóricas podem ser assistidas on-line, pois possuem tecnologias para registrar a presença total do aluno, inclusive cancelando a aula caso ele passe mais de cinco minutos ausente, para garantir que ela foi assistida 100%”, detalhou.
A segunda palestra foi apresentada pelo Procurador jurídico do Sindcfc-PE, Jean Rafael Sanches, que demonstrou levantamentos dos prejuízos que acidentes causam ao Brasil. “Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o nosso país gasta cerca de 132 bilhões de reais por ano com acidentes de trânsito, o equivalente a 1% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB). Essa conta tem que ser paga. Ela acaba acarretando no aumento de impostos e de taxas, por exemplo”, afirmou.
Jean Rafael explicou que as motocicletas aparecem no topo dos acidentes, sendo 70% dos casos. O dado é quase três vezes mais o número de acidentes com veículo. “Para mudar esse quadro, a gente vem trabalhando com mudança de legislação e conscientização. Não adianta ser apenas motoristas, precisamos ser cidadãos no trânsito”, disse.
Em 2024, o lema do Maio Amarelo é “A paz no trânsito começa por você”. A presença do sindicato representa a importância de uma formação responsável nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
No final das palestras, houve dois sorteios de habilitação B, incluindo Abertura do Renach, aulas e provas teóricas e práticas, além do material didático. As ganhadoras foram a aluna do 2ª ano do Mediotec, curso de Logística, Camila da Silva Lima, e Rilma de Araújo Lima, que atua no apoio técnico pedagógico do Sesc PE. “Eu estava juntando dinheiro para tirar minha CNH, agora já não preciso mais me preocupar”, disse Camila. “Tenho medo de dirigir, esse prêmio agora vai me ajudar a ter coragem”, relatou Rilma.