A matemática é um problema para muitas crianças, por isso, o papel do professor na construção desse conhecimento torna-se indispensável. Uma das últimas oficinas da programação desta manhã (22) foi “Como ensinar os alunos a ler e interpretar problemas nas aulas de matemática”, apresentada pela professora Kátia Smole, de São Paulo. Segundo ela, os exercícios matemáticos, devem ser personalizados e canalizados às dificuldades de cada um.
Esse sistema é, sem dúvidas, mais trabalhoso, mas é eficaz para o êxito do aprendizado. “É necessário começar por coisas pequenas, pesquisar e traçar uma estratégia de ensino que seja compatível com as necessidades dos alunos”.
Os professores precisam incentivar as crianças a procurar soluções diferentes para o mesmo problema, porque eles precisam aprender a “pensar fora da caixa”. O aluno precisa exercitar a capacidade de ler, interpretar e, só então, procurar formas de resolver os problemas. “Todos nós, professores, somos alfabetizadores em matemática”, disse Smole ao explicar que o texto de matemática é diferente de textos em disciplinas de linguagem.