O que se faz e fala nas redes sociais pode refletir diretamente na vida profissional, influenciando em como a pessoa é vista no ambiente de trabalho. Para falar sobre este assunto, a Unidade de Educação Profissional do Recife e a Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (UTIC) realizaram, no dia 9 de agosto, a palestra Mídias Sociais e o Mundo do Trabalho para 180 jovens aprendizes dos cursos de Supermercado, Serviços Administrativos e Vendas. Os instrutores da UTIC, João Lobo e Carlos Eduardo, foram os responsáveis pela apresentação que abordou o uso das redes sociais dentro e fora do trabalho, e como isso pode interferir até na contratação. “A ideia de oferecer a palestra partiu da necessidade das coordenações da UTIC e UEP tratarem de temáticas transversais e também, por outro lado, dos alunos poderem discutir temas que envolvessem ética e postura profissional”, disse Michelle Ramos, responsável pelo acompanhamento das turmas de aprendizagem da UEP Recife.
Assim como o mau uso da internet pode prejudicar alguém que está concorrendo a uma vaga de emprego ou quem já foi contratado, também pode ser um instrumento de divulgação e network. Por isso, os estudantes ouviram e debateram sobre plataformas online que divulgam currículos e como podem usar esses meios. “Profissionalmente, vai agregar muito porque, como eles estão começando, muitas coisas relacionadas a essa postura darão subsídios para eles se colocarem no mercado”, avaliou Michele.
Natane Tuane, uma das alunas da turma de Supermercado, participou da palestra e viu o momento como uma oportunidade de ter novas informações e repensar algumas atitudes. “Eu fui conscientizada sobre usar menos o celular no ambiente de trabalho e também foi muito bom escutar a opinião de outros colegas, saber sobre coisas que eu não conhecia, como demissões causadas pelo mau uso das redes sociais, por exemplo”, comentou a aluna.