Na manhã do dia 15/3, aconteceu no anexo Guararapes da UEPR (UVA) a exposição do trabalho de conclusão de curso de uma das turmas de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas. O trabalho consistiu na inauguração de uma empresa de sucos, a Tropical Mixx, mas os aprendizes já estavam sendo avaliados durante todo o processo de organização da empresa, que durou cerca de cinco meses. A loja foi uma homenagem a Pernambuco e sua cultura: desde a confecção do cardápio, com nomes de bairros do Recife, até as músicas de Carnaval que tocaram durante a inauguração.
A nutricionista Paloma Araújo e o personal trainer Felipe Franklin foram parceiros da empresa e ajudaram os alunos na escolha das combinações de vitaminas e sabores dos sucos. Para garantir a organização do evento, os 29 alunos se dividiram em setores de produção, embalagem, vendas, administração e marketing. “As áreas em que cada um atuou foram divididas por afinidade e nível de experiência que cada um já tinha”, explicou o aluno e gerente da Tropical Mixx, Tiago Rodrigo, de 18 anos.
Para os professores, o sucesso do projeto da turma só foi possível por causa da superação dos vários desafios encontrados durante todo o processo de concepção da empresa e por causa da organização. “Foi um exercício de cidadania e profissionalismo. Os alunos, verdadeiramente, superaram todos os desafios e eu me sinto extremamente orgulhosa por isso”, destacou Jane Sueli, professora de Aprendizagem. “Nós tentamos não tomar as decisões no projeto. Orientamos os alunos na logística e eles desenvolveram as ideias”, disse o professor José Murilo de Lima.
Sobre o Projeto de Aprendizagem
A Aprendizagem é um projeto que tem o objetivo de formar jovens em cursos profissionalizantes de comércio de bens, serviços e turismo, buscando despertar um comportamento solidário, o exercício da cidadania e a inclusão social. Ao formar jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, o Senac cumpre sua missão social expressa no Decreto-Lei nº 8 622 de 10 de janeiro de 1946. As empresas selecionam os jovens aprendizes e realizam as suas inscrições nos cursos do Senac. O projeto forma, por ano, mais de 3.000 alunos. Eles passam 240h no Senac, estudando a parte técnica, depois vão para as empresas onde trabalham e prestam serviço por mais 300h, colocando em prática o que aprenderam em sala de aula. Esse rodízio (Senac/empresa) é feito duas vezes durante o processo de formação e, ao final das 1.080h de curso, eles apresentam um projeto de conclusão. O projeto é gratuito e dá aos estudantes um auxílio financeiro. “O projeto de Aprendizagem é uma oportunidade excelente para os jovens aprendizes, uma vez que os inserem no mercado de trabalho e oportuniza o empoderamento financeiro dos jovens, além de possibilitar acesso a qualificação profissional de qualidade”, afirma Viviane Cordeiro, gerente da Unidade de Educação Profissional – Recife.