Hoje (21), Petrolina tornou-se o centro da tecnologia e inovação ao sediar o primeiro dia do Summit Senac 2024: Inovação Transversal na Educação. Realizado no Senac Petrolina, o evento, que segue até amanhã (22), reúne educadores, estudantes e interessados em temas como Inteligência Artificial, Tecnologias Emergentes e Sustentabilidade, em uma programação rica e diversificada.
O primeiro dia foi repleto de atividades que integraram cultura, tecnologia e ensino. Os participantes foram recebidos pelo Samba de Véio da Ilha do Massangano, conectando o público às raízes culturais da região. Oficinas como Aprendizagem Sensorial, conduzida por Daynara Gonçalves, e Educação Empreendedora, com André Silva, destacaram formas criativas de aplicar novos conhecimentos na educação. A segurança digital também foi um ponto alto, com os alunos do Mediotec apresentando a oficina Segurança na Era Digital, e Vinícius Dantas abordando ferramentas digitais na oficina Apps que Viralizam. Outras atividades incluíram a oficina Origami para alegrar o coração, com Jeinne Juliane, e a demonstração gastronômica Delícias Reimaginadas, onde a docente Alline Silveira surpreendeu ao transformar macaxeira em brownie.
Um dos momentos mais aguardados do dia foi a palestra da futurista Sabina Deweik, que trouxe previsões sobre o futuro da educação e o papel dos educadores em um mundo cada vez mais conectado. Para ela, hoje vivemos em um mundo de grandes transformações, excessivamente conectado em que é cada vez mais difícil conquistar a atenção dos outros. “Nós somos uma sociedade de telas. Estamos desesperadamente precisando resgatar o olho no olho, o amor, o sentido. O papel do professor é ter uma relação significativa com o aluno e precisamos intensificar o humano”, enfatizou.
Futurismo – O futuro da educação também foi o um ponto levantado pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, em sua fala de abertura. “Esse evento já aconteceu em Caruaru e agora chega a Petrolina. Nós estamos interiorizando essas discussões. Em 2024, o Senac teve quase 40 mil matrículas aqui. Isso é um número muito bom e nós precisamos sempre estar atualizando os conhecimentos e trocando experiências entre essas pessoas”, disse.
O ineditismo do evento e o papel do Senac nessa atualização foi ressaltado pela gerente regional do Sebrae Petrolina, Mara Almeida: “Esse evento mostra como o Senac está sempre à frente na educação, antecipando o futuro e esse debate tão importante para a educação e o empreendedorismo”.
O evento continua amanhã, prometendo mais debates e inovações para todos os participantes. O Summit Senac 2024 é um evento que antecipa o debate de temas que serão abordados no XX Congresso Internacional de Inovação Educacional, que será realizado de 18 a 20 de setembro, no Recife. Inscrições em: https://www.pe.senac.br/congresso/