Estudantes de escolas técnicas estaduais e do curso de Moda do Senac ficaram entre os três primeiros colocados
Um aplicativo voltado para a comunidade escolar que visa trabalhar o fluxo de informação da instituição. Essa foi a proposta vencedora do Ideathon 2022, uma maratona colaborativa de ideias, realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em parceria com o Armazém da Criatividade, e que fez parte do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O grupo vencedor é formado por estudantes da Escola Técnica Ministro Fernando Lyra, que recebeu como prêmio diárias em um hotel do Sesc, além de curso de Idiomas no Senac.
Desde a última quarta-feira (21), foram 20 horas com oficinas, orientações, pesquisas, prototipagem e elaboração de apresentação, reunindo 140 participantes remota e presencialmente. Neste último dia, o momento mais tenso: 10 equipes passaram para a fase de apresentação do pitch e defenderam a ideia para a comissão julgadora. Goretti Gomes, diretora de Projetos Estratégicos do Senac Pernambuco, foi uma das avaliadoras e ficou surpresa com as apresentações. “De um modo geral, considero que as propostas foram surpreendentes, inovadoras e com proposições bem estruturadas”, enfatizou.
O segundo colocado foi um grupo de estudantes de Moda da Faculdade Senac de Caruaru, que apresentou a proposta de um site com cadastro de estudantes de Moda para criar conexões com as empresas, possibilitando uma contratação mais assertiva. A terceira colocação ficou com o grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho que apresentou a proposta de uma plataforma que coleta dados de forma humanizada nas escolas, faz uma análise e apresenta soluções para melhorar o desempenho escolar. As equipes foram premiadas com bolsa no curso de Idiomas do Senac para cada participante (Beginners); e contratação gratuita no serviço de Endereço Fiscal para abertura do CNPJ do time.