Governança e Integridade

    A boa governança e a integridade são pilares fundamentais para qualquer instituição que busca ser ética, eficiente e sustentável. Nessa visão, vale registar que aqueles pilares não apenas protegem contra riscos e escândalos, mas também impulsionam a inovação, o crescimento e a competitividade, gerando, por consequência, um ambiente em que todos os agentes internos e externos envolvidos possam prosperar.

    Nesse sentido, o SENAC-PE, visando aprimorar sua governança e Integridade, elaborou um Programa de Integridade/Compliance, o qual é atualizado de forma contínua e necessária para o real cumprimento dos ditames legais estabelecidos no Decreto nº 11.129/2022, o qual entrou no ordenamento jurídico com a finalidade de regulamentar a Lei nº 12.846/2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção, bem assim as diretrizes do Tribunal de Contas da União.

    Por fim, o SENAC-PE buscando o fortalecimento com a sociedade em geral, bem como a conformidade dos seus atos de gestão, tem a cautela de elaborar diversos atos normativos, envolvendo diversas searas jurídicas, com a finalidade precípua de dar a maior transparência possível, bem como promover a devida legalidade nos seus processos internos e externos, garantido, por via reflexa, a real eficácia e efetividade em seus atos de gestão.

    Governança e Integridade

    O Núcleo de Compliance é diretamente subordinado à Presidência do Conselho Regional do Senac Pernambuco, e atua diretamente para a consolidação da boa governança e integridade.
    São órgãos integrantes do Núcleo de Compliance:

     I – Gerência do Núcleo de Compliance, órgão responsável pela realização das ações de integridade e o gerenciamento dos riscos da gestão institucional.
    São atribuições da Gerência do Núcleo de Compliance entre outras:

    – Gerir o Programa de Integridade do Senac-PE, seguindo as diretrizes dos órgãos de controle e os conceitos e princípios adotados pelo Programa de Governança e Integridade no Senac.
    – Adotar e disseminar boas práticas e princípios de conduta e padrões éticos de comportamento.
    – Elidir ocorrências de não conformidades, desvios éticos ou descumprimento de normas de conduta, a partir da aplicação de medidas cabíveis ao fato apurado.
    – Prestar suporte no planejamento dos projetos estratégicos do SENAC-PE em questões relacionadas ao Compliance.
    – Gerir perfis e riscos, identificando e analisando riscos operacionais e estratégicos e implantando normas e procedimentos que respaldem a estrutura de gestão de riscos.

    II – Controladoria, órgão responsável pela realização do controle interno do Senac-PE, para promover a eficácia institucional e minimizar a probabilidade de fraudes, erros ou práticas ineficazes.
    São atribuições da Controladoria entre outras:

    – Promover o controle interno dos órgãos da atividade meio e fim do Senac-PE.
    – Realizar o acompanhamento do cumprimento às Normas Internas e legislação pertinente.
    – Verificar a conformidade dos atos da gestão do Senac-PE, promovendo tempestivamente ações preventivas e corretivas.
    – Manter atualizados os Manuais de Procedimento e as Normas Administrativas da Instituição;
    – Acompanhar os processos administrativos referentes aos bens patrimoniais.
    – Acompanhar as atividades de auditoria, orientando a equipe quanto aos procedimentos de avaliação e execução do Plano de Providência das Auditorias.
    – Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades.

    III. Ouvidoria, órgão responsável pela gestão do canal permanente de comunicação de segunda instância, com caráter mediador, atuando na solução de conflitos como forma de prevenção a atos lesivos ao Senac-PE.
    São atribuições da Ouvidoria, entre outras:

    – Receber, sistematizar, apurar todas as manifestações apresentadas por alunos, pelo corpo funcional da instituição e pela comunidade em geral, referentes a reclamações, denúncias, sugestões, críticas e elogios que lhe forem dirigidas, e respondê-las, notificando os órgãos envolvidos para os esclarecimentos necessários.
    – Zelar pela legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, publicidade e eficiência dos atos praticados pelo Senac-PE.
    – Manter, quando solicitado, o sigilo sobre a identidade do manifestante ou quando tal providência se fizer necessária.
    – Promover, no âmbito de sua atuação, o aperfeiçoamento dos serviços do Senac-PE, em geral;
    – Promover, no âmbito de sua atuação, a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e na fiscalização da prestação dos serviços do Senac-PE.

    Material para download

    Programa de Integridade
    Código de Ética e Conduta
    Código de Ética e Conduta Alunos
    Guia Orientado LGPD
    Orientações LGPD
    gestão de riscos

    Accessibility Toolbar