O Embarque Digital lançou, ontem (05/07), mais um edital que contemplará 250 alunos e ex-alunos de escolas públicas. O programa oferece bolsas de estudo em cursos superiores na área de tecnologia, e a Faculdade Senac é uma das cinco Instituições de Ensino Superior parceiras do projeto com a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O evento de lançamento da terceira edição do Programa aconteceu no auditório da Prefeitura do Recife e teve participação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o secretário de Educação da Cidade do Recife, Fred Amâncio. O diretor da Faculdade Senac, Carlos Calado, e o coordenador dos cursos de Tecnologia, Marcello Mello, marcaram presença, celebrando mais um ano de parceria.
Nesta edição, o projeto conta com mais duas novas instituições de ensino para compor o programa, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Cada IES irá disponibilizar 50 vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet, sendo 50% destinadas a pessoas negras e pardas. São 100 vagas para o turno da manhã e 150 vagas para o turno da noite. Dentre os critérios de desempate, a prioridade é para mulheres e estudantes que realizaram toda a formação na rede pública de ensino.
O diretor da Faculdade Senac, Carlos Calado, destaca que é uma satisfação para a Faculdade Senac dar continuidade a esta parceria, que vem chancelar o compromisso com a educação e inclusão social. “O Embarque Digital é uma via de acesso de pessoas batalhadoras a um ensino superior de qualidade, suprindo uma demanda reprimida no mercado de tecnologia, não só em Pernambuco, mas no Brasil. Com isso, estamos colaborando para ofertar ao mercado de trabalho profissionais bem qualificados. Além de subsidiar a empregabilidade de jovens de baixa renda, movimentamos a economia local e elevamos o PIB da nossa cidade. Sem falar que as matrizes curriculares do nosso curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são alinhadas com as necessidades específicas do setor de TI. Estamos prontos para receber os jovens em mais uma edição”.
As inscrições acontecem no período de 6 a 19 de julho, e devem ser realizadas de forma totalmente digital, por meio do Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital). O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho. Para participar, é necessário ser residente e domiciliado no Recife; ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública; ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O início das aulas está previsto para começar no mês de agosto, de acordo com o calendário de cada IES. Os alunos selecionados também terão direito a Residência Pedagógica, possibilitada pela parceria com as empresas do Porto Digital.