Por meio do Embarque Digital, um total de 100 estudantes irá cursar Análise de Desenvolvimento de Sistemas na instituição neste ano
Parceira do programa Embarque Digital (Prefeitura do Recife/Porto Digital), que formará 2 mil jovens estudantes egressos da rede pública na área de Tecnologia, a Faculdade Senac amplia a sua musculatura para o desenvolvimento de mão de obra qualificada para o setor. Nos últimos dois anos, em parceria com o Porto Digital, a instituição tem promovido um programa de bolsas para alunos de baixa renda no curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
Além da formação técnica e acadêmica, a parceria com o Porto Digital permite o impulsionamento da empregabilidade dos jovens durante o curso, com estágios e possibilidade de contratação nas empresas do polo. Para o Embarque Digital, a Faculdade Senac receberá no semestre letivo 2021.2, em sua unidade do Recife, um total de 75 estudantes do novo programa, divididos em duas turmas (manhã e noite) no curso de ADS.
Coordenador do curso na FacSenac Recife, Thiago Cabral sublinha a problemática da falta de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia na Capital pernambucana, que até dezembro do ano passado, por exemplo, contava com mais de 3 mil postos de trabalhos vazios no Porto Digital. “O Embarque Digital vem a somar com esse movimento já identificado pela Faculdade Senac e pelo Porto Digital, contribuindo de forma direta na formação de programadores e desenvolvedores de sistema. Atualmente, as turmas do curso de ADS, a partir dos 3º e 4º períodos, têm alcançado uma empregabilidade acima de 50% na área de Desenvolvimento de Sistemas”, registra.
Sobre o curso – O curso superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac tem duração de cinco semestres. A formação prepara os profissionais para o mercado de trabalho de tecnologia que sejam capazes de desenvolver soluções que atendam às necessidades da sociedade e das organizações com uma visão empreendedora e inovadora. O curso tem disciplinas como CODING: Algoritmo e Estrutura de Dados, CODING: Linguagens e Técnicas, Design de Interação, Engenharia de Requisitos, User Experience, Criatividade, Cloud Computing e Data Science.