São 800 vagas para cursos de 36h. Formações integram Programa de Extensão Tecnológica (PET), da Facepe, que desenvolverá soluções para empresas do Estado
A Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE) abriu inscrições para 800 vagas em cursos gratuitos de extensão tecnológica. As formações do Programa de Formação Tecnologias 4.0 acontecem remotamente na segunda quinzena de abril e contemplam segmentos e saberes específicos da área de Tecnologia. Serão qualificações na Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Sul e Agreste. A oferta integra as ações do Programa de Extensão Tecnológica (PET) 2022, da Facepe, no qual a FacSenacPE teve oito projetos aprovados. As inscrições podem ser realizadas pelo link www.faculdadesenacpe.edu.br/formacao-4.0, até o dia 17 de abril.
Podem participar das qualificações da Faculdade Senac alunos da própria faculdade, do Senac e público em geral. As vagas estão abertas para a primeira etapa, na qual acontecerão capacitações com carga-horária de 36h voltadas para áreas como internet das coisas, automação, robótica, ciência de dados e sensores inteligentes. A segunda etapa será a participação no projeto de desenvolvimento de soluções para empresas e instituições de Pernambuco. Para a segunda fase, haverá a possibilidade de bolsa, acessível apenas a estudantes do Senac e FacSenacPE.
Entre as proposições aprovadas pela Faculdade Senac, estão instituições como Etical Etiquetas (Caruaru), Grupo Acripel, Capotaria Batista e Cisam. “Será uma relação em que todos saem ganhando: a academia se fortalece com o diálogo com o mercado, os profissionais crescem e desenvolvem competências e as empresas têm as suas necessidades satisfeitas na forma da inovação. Ainda há ganhos na gestão pública, que obtém o retorno na forma do giro da roda da economia”, pontua Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac.
Extensão Tecnológica – O Programa de Extensão Tecnológica (PET) é uma realização da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE). Ao todo, foram 100 propostas aprovadas, com um orçamento de R$ 2,375 milhões. Os projetos foram desenvolvidos com foco em 12 tecnologias portadoras do futuro, sendo elas Inteligência artificial, Ciência de dados e analytics, Computação em nuvem ou névoa, Robótica e automação, Manutenção preditiva, Realidade aumentada e virtual, Energias renováveis, Manufatura aditiva, Sensores inteligentes, Internet das Coisas, Redes 5G e redes ópticas, e Gêmeos Digitais. O edital visa desenvolver projetos que sejam aplicados a empresas de diversos setores econômicos e regiões do estado, com foco no interior.