Jovem desenvolveu app para inclusão de egressos do sistema socioeducativo no mercado de trabalho
Anthony Lucas, ex-aluno bolsista do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade Senac Pernambuco, integra uma das 12 equipes finalistas da 21ª Edição do Prêmio Innovare, uma das maiores premiações de justiça e cidadania do Brasil. Ele e outros três colegas desenvolveram o Fênix Connect, um aplicativo que busca promover a inclusão de egressos do sistema socioeducativo – e seus familiares – no mercado de trabalho.
O projeto, finalista na categoria Justiça e Cidadania, conta com o apoio estratégico do Senac Pernambuco, que há mais de dois anos mantém uma parceria com o Instituto Fênix para capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. Os vencedores da premiação serão conhecidos em uma cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), no próximo dia 11 de dezembro.
“Participar do Prêmio Innovare com um projeto tão significativo é uma honra imensa. Através do Fênix Connect, estamos mostrando que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social. Sou grato ao Senac Pernambuco por todo o aprendizado e apoio ao longo da minha formação”, afirma entusiasmado Anthony Lucas. Além dele, também fazem parte da equipe Robson Thiago, Ian Matheus e Cicero Alves, que é o fundador do Instituto Fênix.
Ao todo, 10 estados e o Distrito Federal estão concorrendo à premiação. As práticas foram selecionadas entre as 732 iniciativas deferidas para participação nesta edição do Prêmio Innovare. Para isso, passaram por entrevistas com consultores especializados, que construíram relatórios sobre cada uma delas. A escolha das finalistas foi feita por uma comissão julgadora, formada por profissionais e autoridades do meio jurídico.
Para Cicero Alves, o aplicativo nasceu de um sonho de promover a justiça social e dar novas oportunidades a pessoas que enfrentam tantos desafios na reintegração à sociedade. “Esse reconhecimento no Prêmio Innovare não é só um marco para o nosso grupo, mas também para todos que acreditam na força da educação, da tecnologia e da inclusão como pilares de transformação”, conta.
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, destacou a relevância do projeto e o orgulho pela trajetória de Anthony. “Ver um ex-aluno da Faculdade Senac Pernambuco entre os finalistas de uma premiação tão prestigiosa como o Prêmio Innovare é motivo de grande orgulho. O Fênix Connect é um exemplo do impacto positivo que a tecnologia pode trazer para questões sociais complexas”, diz Peixoto.
Por meio do aplicativo Fênix Connect, é possível que os egressos e os seus familiares encontrem opções de cursos de aprimoramento, ofertas de emprego, capacitação e orientação para conseguir a reentrada no mercado de trabalho. Segundo o Instituto Fênix, 10 pessoas foram inseridas no ensino superior somente em 2024, enquanto mais de 40 foram qualificadas e 30 foram inseridas no mercado de trabalho.