Ex-aluna do curso de Cozinheiro vai brilhar na China

    PróximoAnterior

    Ex-aluna do curso de Cozinheiro vai brilhar na China

    Ex-aluna do curso de Cozinheiro do Senac, no Recife, Rayana Peregrino tem quase dez anos de trajetória na gastronomia. Um caminho trilhado com muito talento, foco e disciplina. Já passou por restaurantes e instituições de ensino do Recife, da Itália, da Hungria e se prepara para trabalhar na China.

    Em tão pouco tempo, Rayana não imaginava chegar tão longe. O primeiro contato com o universo gastronômico aconteceu quando ela era jovem aprendiz de Serviços de Hospedagem do Senac, no Recife, e estagiou num hotel. Passou por diversos setores: recepção, compras, governança, até parar na cozinha e perceber que ali era o seu lugar. Matriculou-se no curso de Cozinheiro em 2009 e não parou mais. “Depois que eu fiz o curso, eu não me vi em outra área”, recorda.

    O entrosamento com os utensílios e os ingredientes foi tanto que ela foi destaque entre os alunos da turma: representou o Departamento Regional do Senac em Pernambuco na categoria de Cozinha da Olimpíada do Conhecimento, em 2010, no Rio de Janeiro. Foram meses de treinamentos diários. Ela ficava até as 23h, tudo para aprimorar o aprendizado e as técnicas. Acabou conquistando o terceiro lugar, colocação inédita para o estado até hoje, depois de produzir cinco sobremesas em quatro horas, uma das provas mais difíceis na competição para ela.

    Era apenas a primeira etapa de uma carreira em meio a pães, doces, tortas e outras receitas. No final do curso, estagiou em pâtisserie (área da gastronomia dedicada à confeitaria e padaria) num restaurante do Recife e logo foi contratada como auxiliar de pastelaria, depois assumiu a chefia e viu que ter somente uma qualificação era pouco. Fez o curso superior em Gastronomia e conheceu o marido, Felipe Valente, na faculdade. Concluída a graduação, eles resolveram estudar fora do Brasil para aprender um novo idioma e se especializar.

    A Alma – Escola Internacional de Cozinha Italiana, que está entre as três melhores do mundo, foi o destino escolhido. Lá, ela conheceu uma cultura diferente, uma nova forma de cozinhar e aprendeu a ter mais disciplina. Essa, inclusive, foi uma das características que mais chamou sua atenção nos profissionais daquele país. “Os italianos são extremamente disciplinados. Eles têm humildade e respeito pelos professores. Não é qualquer um que está nessa área, todo dia a gente está aprendendo”, disse.

    Após um ano de aulas no horário integral, ela tornou-se expert na confeitaria italiana e já tinha ganhado experiência no segmento. Em 2014, voltou para o Brasil e abriu sua própria empresa. A nova estada em terras recifenses duraria pouco, apenas doze meses, porque ela recebeu uma proposta para trabalhar na Hungria. A indicação surgiu a partir de um banco de talentos da Alma, que disponibiliza os currículos de seus melhores ex-alunos para empresas de todo o mundo.

    Convite aceito e burocracia cumprida, a ex-aluna do Senac arrumou as malas para um novo desafio: implantar a área de pastelaria na Akademia Italia Budapest, projeto que abriga delicatessen, escolas de culinária e de línguas, além de centro de eventos, e tem como premissa ser ”um pouco da Itália no coração de Budapeste”. Um ano de experiência enriquecedora e a chef pernambucana mal pode esperar a mudança para a China. Agora, vai atuar no Itaway, um centro de serviços e produtos típicos da Itália, onde os visitantes podem mergulhar na cultura italiana sem sair do país.

    NOVOS CAMINHOS

    São menos de dez anos de profissão, mas muitos desafios e histórias doces para lembrar. Sem esquecer do início, Rayana agradece o que aprendeu na cozinha-didática do Senac, há alguns anos: “é a base de tudo para quem está começando”. “Não deixa nada a desejar com o que é ensinado lá fora”, elogia. Agora, leva na bagagem mais conhecimento e ainda mais coragem de arriscar. A previsão é viajar este mês para a China, mas os preparativos para visto e demais procedimentos já começaram. Falta só carimbar o passaporte. “É só o começo”, torce.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar