Cerca de 400 alunos participaram da maratona, com duração de dois dias
Na última segunda-feira (03), alunos do Mediotec encararam o desafio de propor soluções para problemas enfrentados pelo Complexo de Suape, localizado no Cabo de Santo Agostinho. O Ideathon foi realizado na unidade do Porto Digital e reuniu cerca de 400 estudantes, entre os turnos da manhã e da tarde.
De acordo com o professor da Faculdade Senac, André Silva, o evento foi pensado para que tivesse o “DNA” do Mediotec, fosse totalmente deles. “A gente quis aproveitar a data comemorativa da Semana Internacional de Logística, que é dia 6 de junho, para proporcionar esse momento. Tivemos uma articulação com Suape e percebemos que seria vital trazermos um problema real para que os alunos desenvolvessem ideias a respeito de algo que realmente impacta o mercado. Os vencedores da maratona de dois dias vão ser convidados a estar na próxima semana no ProjetAÍ, mostra de projetos integradores de inovação tecnológica, além de estar sendo observados pela incubadora I.de.i.a.S para próximos processos de seleção”, ressaltou.
Os estudantes tiveram que levantar soluções para melhorar a mobilidade dentro do Complexo, o monitoramento das operações no cais e o monitoramento da estrutura de sustentabilidade, uma vez que 65% da área de Suape é de Mata Atlântica.
O Coordenador de Inovação do Complexo de Suape, Sílvio Vital, explica que, com 16.000 hectares de área e sendo uma empresa 100% pública, são grandes os desafios no local. “Como complexo temos diversas dores, desde o eixo social, ambiental, até a gestão portuária. Então, estar envolvido com as universidades, com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), startups e empresas de base tecnológica é fundamental para que consigamos mapear soluções. E o mais complicado na inovação é ter uma solução que resolva em 100% a nossa dor. Então, estar conectado a maratonas de inovação, como Hackathons e Ideathons, nos faz chegar à etapa inicial de uma solução, na construção dela, e assim, esses 100% de resolução que precisamos vai ficando mais próximo”.
Dentro do Complexo de Suape estão 91 empresas divididas em 12 polos, além de 13 comunidades, sendo 3 delas quilombolas. Reunidos em grupos espalhados por várias áreas do Porto Digital, os alunos foram conduzidos a entender os problemas para levantar possíveis soluções e também fizeram atividades de brainstorming, quando sugerem ideias imediatas que depois serão filtradas por resoluções tangíveis. No segundo dia da maratona eles apresentarão os projetos, de onde serão escolhidos os vencedores.