Equipe do Senac visita horta de agricultores da Associação de Produtores Rurais de Palmeira

    PróximoAnterior

    Equipe do Senac visita horta de agricultores da Associação de Produtores Rurais de Palmeira

    O grupo gestor do Programa Ecos visitou, ontem (23/03/2017), a comunidade de Palmeira Velha, em Gloria do Goitá, para conhecer a horta de orgânicos que produz frutas, vegetais e hortaliças comercializados toda sexta-feira, no Complexo Senac da Avenida Visconde de Suassuna, no Bairro de Santo Amaro, no Recife. “Com esta viagem, esperamos conhecer um pouco mais sobre a realidade dos produtores, porque é importante que estejamos estimulando um comércio justo e sustentável”, explicou Cecília Barreto, coordenadora do Ecos no Senac Pernambuco.

    Os produtos vendidos no Senac são oriundos de pequenas hortas familiares cultivadas por filiados à Associação de Produtores Rurais de Palmeira, que reúne 33 agricultores. José Ernando Bonfim Arruda cultiva quatro hectares de terra arrendada, de onde extrai as frutas, verduras e hortaliças. Caso o produto não esteja ainda adequado à comercialização, ele explicou que pode comprar de outro agricultor do grupo, desde que seja até 30% do que pretende comercializar. “A gente é produtor rural e não atravessador”, justifica.

    Ernando diz que os próprios produtores se fiscalizam para que ninguém utilize agrotóxicos ou descumpra as normas do grupo. É que, para comercializar seus produtos em feiras, a Associação dispõe de um documento do Ministério da Agricultura e que, se algum agricultor filiado desobedecer às determinações, todos perdem a licença.

    Estar organizado em torno da Associação também garante outros benefícios, como o uso de facilidades coletivas. Entre elas, estão casa de farinha e trator, que utilizam para beneficiamento dos produtos e cultivo das terras, além de contar com o suporte de um técnico agrícola, pago coletivamente pelo grupo.

    Ao final da visita, a equipe do Ecos se confraternizou com os agricultores, em almoço no Bar do Bitai, de propriedade do pai de Ernando. Aliás, foram sua mãe e irmã que prepararam a refeição, composta por salada, macarrão, galinha de cabidela e feijão tropeiro, além de sucos de goiaba e acerola.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar