Troca de experiências e conhecimento são ferramentas que podem otimizar o desempenho, ajudam a alcançar melhores resultados e colaboram para promover mais interação entre os profissionais. Com esse objetivo, um grupo de colaboradores do Departamento Regional de Alagoas visitou a sede do Senac Pernambuco na última sexta-feira (5). Na ocasião, 12 pessoas do estado alagoano das áreas de compras, licitação, departamento pessoal, recursos humanos, do financeiro e administrativo reuniram-se com a equipe pernambucana para conhecer as rotinas de trabalho.
A visita durou o dia inteiro e foi dividida em dois momentos. Pela manhã, a diretora regional de Pernambuco, Valéria Peregrino, deu as boas-vindas e apresentou os seus colaboradores. Foram mostradas as estratégias de prospecção de alunos e os números já alcançados pelo DR até março de 2017, com um comparativo dos dados de 2016, além das campanhas que auxiliaram na retenção de despesas. Uma das iniciativas foi o Programa ECOS, que diminuiu os gastos com energia, água e outros materiais, como papel A4 e produtos de expediente. Depois, o diretor de Administração e Finanças de Pernambuco, Regivan Dantas, falou como se organizam as coordenações dentro das gerências e o que é de responsabilidade de cada uma. Após as apresentações dos profissionais de cada DR, os funcionários dividiram-se em grupos de trabalho que discutiram sobre temas específicos como contratos, licitação, logística, manutenção, almoxarifado, patrimônio, departamento pessoal e saúde ocupacional, distribuição do quadro de funcionários, plano de carreira, entre outros. A equipe de Alagoas ainda visitou a Central de Atendimento Senac (CAS) para verificar in loco as atividades dos caixas.
Dantas destacou ainda a conversa com a diretora de administração e serviços do Senac Alagoas, Maria Ivanilda, sobre as Instruções Normativas nº1, que trata sobre compras e contratos, e nº2, que aborda as questões de patrimônio. Ele adiantou que há a possibilidade dos colaboradores de Pernambuco irem a Alagoas. “Estamos pensando em fazer uma visita à Regional Alagoas para ver de perto como eles executam algum processos e poder trazer para cá”. Maria Ivanilda destacou a importância de encontros como esses. “Todo conhecimento, em qualquer área, é bem-vindo e quando esse conhecimento se reporta a informações específicas, como é o nosso caso, é muito positivo. Deveria acontecer mais vezes, porque a gente aprende e traz”, disse.
Segundo a diretora regional de Pernambuco, Valéria Peregrino, o intercâmbio de conhecimento é um posicionamento compartilhado pelo Departamento Nacional. “Hoje, no Senac, existe uma orientação dos nossos presidentes e do próprio DN que o grupo Nordeste tenha reuniões a cada quatro meses. Então, a gente já troca, a nível de diretoria, esse tipo de informação”. Ela ainda ressaltou como é fundamental levar o diálogo para outros níveis, envolvendo vários setores. “Ter esses funcionários da área administrativa preocupados nesse momento de troca de experiências é muito importante para nós”, concluiu.