A população idosa no Brasil só tem aumentado nos últimos anos. De 2005 a 2015, por exemplo, passou de 9,8% para 14,3%, segundo levantamento do IBGE, divulgado em 2016. E, apesar da população estar envelhecendo e continuar ativa, muitas pessoas passam a viver em abrigos. Alguns espaços enfrentam diversas dificuldades, como o abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes, que tem passado por problemas financeiros. Para ajudar o espaço, os 16 alunos do curso de Fotógrafo do Senac, no Recife, com a orientação do professor Diego Cavalcanti, promoveram uma iniciativa beneficente intitulada Ação Luz do Bem. Eles realizaram ensaios fotográficos em estúdios com duração de meia hora cada, pelo valor de R$ 50,00, para o público em geral e todo dinheiro arrecadado será destinado à instituição. Além dos ensaios, os alunos registraram imagens de pessoas idosas que moram no abrigo e também de fora. O resultado será apresentado na exposição Envelhecer, no dia 12/7, das 14h às 21h, no Senac, no Recife.
A iniciativa foi uma sugestão da aluna Michelly Alves, que é formada em Jornalismo e fez seu trabalho de conclusão sobre a solidão dos idosos no abrigo. Como já conhecia o local, ela trouxe a ideia para a turma. Apesar de já terem escolhido outro tema para a exposição de término do curso, os estudantes optaram pela mudança. A primeira etapa do projeto foi o desenvolvimento técnico dos estudantes, porque eles só conseguiriam expressar o que queriam se tivessem as ferramentas técnicas de manuseio da câmera, linguagem, semiótica e estudo de questão social do abandono do idoso. As imagens foram produzidas em cima dessa temática. “O intuito foi retratar as verdades de cada um e não mostrar todos generalizados”, disse Michelly. “Nós tivemos um contato muito grande com o estado de velhice e isso me trouxe inquietações”, comentou Paola da Silva, uma das alunas envolvidas no projeto e continuou: “por causa dessas inquietações eu preferi fazer fotos que trouxessem dignidade para aquelas pessoas que estavam lá e não apenas o sentimento de solidão que envolve esses ambientes”.
Após a produção, cada estudante escolheu uma foto no tamanho 60x45cm para expor e o intuito é dar visibilidade a esse assunto que, muitas vezes, fica esquecido. Para o instrutor Diego Cavalcanti, o projeto tem uma importância extra-sala: “nós temos um compromisso com a sociedade, como esse assunto tocou todo mundo, acho que eles conseguiram se aproximar dos idosos e produzir isso, que foi bom para eles como cidadãos”. Ainda segundo o instrutor, fazer mostras é muito importante para os futuros profissionais. “Eu recomendo que os alunos executem as exposições porque isso vai contar pra o currículo deles, para que eles tenham uma bagagem sobre as etapas de execução de um evento como esse”, disse.
SERVIÇO
Exposição fotográfica “Envelhecer”
Data: 12/7
Horário: 14h às 21h
Local: auditório P3 do Senac, localizado na Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro
Entrada gratuita