O Hotel do Sesc Guadalupe, em Sirinhaém, foi palco de momentos de inspiração, animação e emoção, no primeiro dia do Encontro Pedagógico 2024 do Senac PE que começou hoje (5) e vai até amanhã. Com o tema “Tecendo Conhecimentos”, o evento celebra os 10 anos do Modelo Pedagógico Senac (MPS).
Ao todo, mais de 340 educadores entre docentes, coordenadores pedagógicos e gestores do Senac PE participaram com muita descontração, em um cenário simulando um ambiente de praia. O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Toinho Mendes, com seus repentes cheios de graça e poesia.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto, destacou a importância do evento para a instituição. “É um prazer estar aqui com vocês neste Encontro Pedagógico! Afinal, professores são verdadeiramente pilares essenciais na construção do conhecimento e no desenvolvimento dos nossos alunos. Sem o trabalho dedicado de vocês, não estaríamos aqui compartilhando essa experiência. Vamos, de fato, aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizado e troca. Juntos, podemos enriquecer nossas práticas pedagógicas e contribuir para um ambiente de ensino mais inspirador e eficaz”.
O Modelo Pedagógico Senac (MPS), diretriz dos cursos do Senac em todo o Brasil, foi o centro das atenções. O encontro contou com a prosa “MPS é 10!”, uma roda de conversa sobre o MPS com o grupo guardião do modelo, incluindo representantes de diversas regiões do país, como Ana Kuller (Senac RS), Leila Di Pietro (Senac SC), Daniela Papelbaum (Senac Brasil), com mediação de Eliezio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac PE.
Destacando a trajetória de uma década, o evento prestou homenagens aos Centros de Educação Profissional pioneiros na implantação do Modelo Pedagógico Senac em Pernambuco, representados por Edson Souza Barros (Centro de Educação Profissional de Paulista) e Délia Melo (Centro de Imagem Pessoal).
As coordenadoras pedagógicas líderes na implantação do MPS no Senac Pernambuco, há uma década, também foram homenageadas em reconhecimento ao papel fundamental de profissionais como Ana Paula Felix, Viviane Costa, Renata Gomes, Marcia Miranda, Leda Campos, Giovanna Santos Gioia, Karolina Muniz, Lucyellen de Souza, Adenilza Oliveira, Irenice Nogueira, Daniele de Vasconcelos, Liliane Oliveira, e a analista líder Isabel Vieira.
Mói de Sabedoria – Um dos pontos altos da abertura foi a entrega da premiação da publicação “Mói de Sabedoria”, que distinguiu dois Artigos Científicos, dois Relatos de Experiência e uma Manifestação Artística. Destacaram-se os Artigos Científicos, das bibliotecárias Alessandra Jácome de Santana e Maria Auxiliadora Albuquerque, autoras de “Bibliotecas Senac PE alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac: um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento do ato educativo”; Leilane Bezerra da Silva, com o trabalho “Articulações entre o Modelo Pedagógico Senac (MPS) e os Planos de Curso Mediotec”.
Na categoria de Relatos de Experiência, sobressaíram-se os trabalhos de Eliane Cristina Ferreira da Silva Pereira, com José Arimatheia Vélez de Araújo e Marcello Ramalho de Mello, “Terapia Capilar: análise e protocolo auxiliados por aplicativo” e o de Marcela Natália Lima de Figueirêdo, autora de “Marcas Formativas Senac e as práticas corporais de aventura: um relato de experiência nas aulas de educação física do Mediotec”. Na Manifestação Artística, Luiz Henrique Monteiro Barreto da Costa destacou-se com sua obra intitulada “Paixão”. Estes projetos, foram os de maior pontuação concedida pela banca avaliadora.
A programação também teve momento de prestar homenagem póstuma a Sonia Ferreira, coordenadora pedagógica que atuou por uma década no Senac em Serra Talhada e faleceu em 2023. Encerrando a noite, os participantes puderam se divertir com a programação cultural, o show de Gerlane Lopes.
O Encontro Pedagógico 2024 segue até amanhã (7), prometendo continuar a tecer conhecimentos e fortalecer os laços educacionais com várias oficinas.