De hoje (2) a sexta (4/02), acontece o Encontro Pedagógico 2022 do Senac. Com o tema Potencializando Ações da Educação Profissional – como está a sua prática?, o evento conta com oficinas e palestras de forma remota, e reúne professores, instrutores e coordenadores pedagógicos. A solenidade de abertura do evento aconteceu no estúdio da Casa do Comércio e contou com apresentação cultural do cantor Almir Rouche, com voz e violão
Abrindo a solenidade, o diretor Regional do Senac, Regivan Dantas, destacou que o momento vem exigindo que inovemos em nossas ações, envolvendo alunos com a vivencia pratica, “para que as empresas não tenham que ensinar aquilo que o aluno deveria ter aprendido em sua formação”.
No horário da manhã, os participantes tiveram a palestra de abertura com o tema do evento: “Potencializando ações na Educação profissional: Como está a sua prática?, com Júlio Furtado, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana em Cuba, que atua também como consultor e conferencista na área de Educação, Liderança e Desenvolvimento de pessoas. Em sua explanação, o palestrante foi enfático ao pontuar que as crenças dos docentes influenciam bastante nas percepções e comportamentos dos alunos, e que não são simples de serem mudadas. “A gente se torna parecido com os professores que nos deram aula. A forma de ensinar depende das crenças de quem ensina. Aprender exige esforço. E para que o estudante se esforce, é preciso construir o sentido, mostrando para que serve aquilo que ele está aprendendo”.
Segundo Jorge, entre os principais focos de qualquer professor estão, usar a metodologia que desperte e mantenha interesse do aluno, e a qualidade do relacionamento pessoal com o aluno, de forma a facilitar uma aprendizagem para que ela seja prazerorsa. “É necessário estabelecer um relacionamento de forma que eles gostem de mim e eu goste deles”, avalia.
O horário da tarde seguiu com a oficina “Processos de avaliação centrado no protagonismo do aluno”, com Andrea Filatro, mestra e doutora pela Faculdade de Educação da USP e pós-doutora pela PUC-SP. Consultora em educação online no setor acadêmico e corporativo, Andrea apresentou métodos de avaliação contínua junto aos alunos, como forma de otimizar a aprendizagem. Ela destacou, de forma prática, a dinâmica do minute paper, onde é possível gerar interação e engajamento, ao mesmo tempo, ter feedback da aprendizagem do aluno. “Esta é uma atividade cronometrada, que pode ser respondida em um minuto. E serve para avaliação participativa dos alunos. Pode ser interessante para conhecer o grupo em início de semestre, por exemplo, e perceber se os participantes dominaram o conceito repassado”.
O instrutor de Beleza do Senac Recife, Edgar Leal, ficou bastante animado com o primeiro dia e comenta que foi bem proveitoso. Andrea apontou como a gente pode avaliar nossos alunos de forma mais precisa. Eu já uso o Google Forms, que me ajuda a avaliar o andamento da aprendizagem de meus alunos, mas ela trouxe ideias de metodologias ativas que fazem com que o aluno procure a solução dos problemas através do desenvolvimento, de estudos de caso e gameficação. Tudo isso contribui para que esteja, cada vez mais, preparado para o mercado e tenha autocrítica”, enfatiza Edgar.