Thiago Suruagy, do Sebrae/PE, destacou que a influência do professor precisa ser explorada
Com o tema “Empreendedorismo Educacional: A Importância do Propósito”, o gerente de Negócios Inovadores do Sebrae/PE, Thiago Suruagy, ministrou uma palestra inspiradora no segundo dia do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE). O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (21) no Salão de Eventos da Faculdade Senac, no Recife.
Durante sua palestra, Suruagy destacou que o empreendedorismo está muito mais ligado ao comportamento do que a ter um negócio. Segundo ele, os educadores podem adotar esses comportamentos empreendedores no dia a dia para transformar as vidas dos seus alunos e também das suas famílias. “O professor é um profissional que tem uma influência muito grande. Essa influência, principalmente perante os jovens, precisa ser explorada para que o jovem desenvolva seu maior potencial e transforme nossa sociedade”, afirmou.
Um dos pontos centrais da palestra foi o conceito de propósito. Thiago Suruagy explicou como os professores podem descobrir e compartilhar seu propósito como educadores, estimulando os alunos a compreenderem seus próprios propósitos de vida. Ao final da apresentação, o palestrante compartilhou a história do jovem Daniel Paixão, do bairro de Maranguape, em Paulista.
Hoje com apenas 22 anos, ele é um empreendedor social e fundador do projeto Fruto de Favela, que busca viabilizar qualificação e oportunidades para crianças e jovens da periferia. “As principais influências que ele teve para compreender a própria missão foram a professora e a diretora da escola em que estudou. Elas o incentivaram a seguir o seu caminho. Ao perceberem esse jovem, elas puderam transformar toda a comunidade”, destacou Thiago Suruagy.
A coordenadora pedagógica Renata Pereira, da Escola Sesc de Macapá (AP), saiu do Norte do país para participar no Recife do XIX CITE. Ela assistiu à palestra de Thiago e diz que o conteúdo contribuiu muito para o seu aprendizado. “Na nossa escola nós trabalhamos com empreendedorismo desde o infantil até o quinto ano. Então foi uma excelente contribuição. Só quero parabenizar a equipe que está à frente desse congresso”, declarou Renata.