Educadores de todo o Brasil movimentam o primeiro dia do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação

    PróximoAnterior

    Educadores de todo o Brasil movimentam o primeiro dia do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação

    O primeiro dia do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação foi marcado por uma programação intensa e repleta de atividades. O evento, que acontece até sexta-feira (20) no Recife Expo Center, contou com palestras de especialistas de renome que compartilharam suas experiências e reflexões sobre as novas tendências e práticas pedagógicas que estão moldando o futuro da educação. Lançamento de livros e premiações também foram destaque no primeiro dia do Congresso.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, expressou sua satisfação ao abrir o evento. Durante seu discurso, ele destacou a importância do Congresso, classificando-o como um dos mais importantes do Brasil na área da educação, por reunir palestrantes internacionais, de Portugal, Espanha e Colômbia. A Inteligência Artificial, tema que será recorrente no evento, foi lembrada por Peixoto. “Essa tecnologia vai mudar o mundo nos próximos 10 anos. Nossos jovens precisam estar preparados, e vocês, professores, têm o papel fundamental de repassar essa sabedoria”, afirmou.

    “Queria cumprimentar o presidente Bernardo Peixoto por essa iniciativa grandiosa, que a cada ano cresce e se torna ainda mais relevante. O Sebrae tem sido parceiro do Senac desde as primeiras edições deste Congresso, e é uma grande satisfação participar de um evento que promove tanta inovação e transformação”, disse Murilo Guerra, superintendente do Sebrae-PE. “A educação é o principal instrumento de desenvolvimento entre as pessoas, e este congresso internacional é uma plataforma poderosa para impulsionar esse avanço, preparando as novas gerações para os desafios do futuro”, completa. 

    Neste primeiro dia do Congresso, diversas arenas temáticas trouxeram discussões profundas e atuais sobre o futuro da educação e o papel da inovação nesse processo. Na Arena Futurismo e Inovação, foram realizadas cinco palestras, abordando tópicos como “Caminhos da Inteligência Artificial para o Aprendizado Significativo” e “Tendências para a Educação no Século XXI”. O espaço também contou com a presença do físico Guilherme Brockington, que trouxe reflexões inovadoras no bate-papo sobre o tema “Aprenda a Sentir: O Novo Paradigma Educacional”.

    Já na Arena Identidades, temas como “Mindulfness como Ferramenta de Autocuidado no Ambiente Escolar” e “A Dimensão Afetiva no Processo de Ensino-Aprendizagem” foram debatidos. A Arena Insights, por sua vez, focou em estratégias para uma educação mais acolhedora, trazendo discussões sobre “Estratégias Empáticas para a Prevenção do Suicídio” e “Tecnologia e Educação: Harmonizando Diferenças Cognitivas para o Aprendizado”.

    No Espaço Prosa, temas sensíveis e urgentes foram debatidos, como “Como Combater o Assédio nas Instituições Educacionais”, “Desvendando a Ética e o Viés Humano na Era da Inteligência Artificial” e “Tecnologias Emergentes na Personalização da Aprendizagem”. Já o Espaço Ecossistemas Educacionais foi palco para debates sobre “Aprendizagem Baseada em Dados”, “A Importância da Propriedade Intelectual em Produtos Educacionais” e “Segurança Digital nas Escolas: A Proteção de Dados em um Mundo Conectado”.

    Além de todas essas atividades, pitchs de projetos do Mediotec Senac e das startups incubadas na i.de.i.a.S foram apresentados, juntamente com iniciativas de pesquisa e inovação do PRINTS PESQ, demonstrando o compromisso da instituição com o desenvolvimento de soluções educacionais de ponta.

    O XX Congresso Internacional de Inovação na Educação trouxe ainda um espaço dedicado ao lançamento de livros. No primeiro dia, Luciana Torreão, uma das autoras da coletânea “Gradiente: Histórias de Escrita Afetuosa” se apresentou no espaço Café Cultural. “Há três palavras que podem definir esse momento: honra, privilégio e gratidão, cada texto que tem aqui uma sentiu a outra”, comenta Luciana. 

    PRÊMIOS – Dois prêmios foram entregues na abertura do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação. O Lucilo Ávila, que reconhece experiências pedagógicas criativas e bem-sucedidas em instituições de ensino públicas e privadas de Pernambuco, foi entregue à professora Elisangela Lucia de Santana Bezerra. O projeto desenvolvido por ela envolveu ações de reflorestamento e monitoramento ambiental na Estação Ecológica de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, além de atividades de conscientização junto às comunidades do entorno. 

    Já o Prêmio Educador Josias de Albuquerque foi entregue ao presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto. A honraria homenageia professores, empresários e lideranças que contribuíram com os avanços e o desenvolvimento da educação em Pernambuco. “É uma honra receber esse prêmio em um evento tão importante. Acredito que investir na educação é o caminho para transformar o futuro do Brasil”, afirmou o presidente da Fecomércio-PE.

    A abertura do evento reuniu ainda diretores, colaboradores e parceiros do Sistema Fecomércio-PE, além de autoridades, como o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, os conselheiros do Senac e do Sesc José Lourenço e Paulo Maranhão, a diretora executiva da Fecomércio-PE, Cleide Pimentel e o diretor Regional do Senac PE, Regivan Dantas, a diretora técnica do Sebrae-PE, Josiana Ferreira e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar