Palestrante deixou o ambiente descontraído ao fazer o público dançar
Uma mistura de emoção, humor e reflexão. É dessa forma que pode ser resumida a palestra “Competências socioemocionais na educação: integração entre o sentir e o aprender”, ministrada por Eduardo Shiniashiki, nesta sexta-feira (22), no Centro de Convenções, durante o XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Com um discurso de motivação, o especialista avaliou o perfil comportamental das crianças de hoje e, com seu vasto conhecimento na área, trouxe orientações sobre como extrair mais delas.
“Hoje, as crianças têm uma forte tendência a não serem líderes: são extremamente reservadas a seu ciclo de amigos e não exercem atividades ousadas de antigamente, como subir em árvores, por exemplo. Precisamos saber lidar com essas mudanças de gerações. Saber e não fazer significa nada. Temos que agir”, discursou Shiniashiki, que, durante sua palestra, fez o público dançar e até subiu em uma escada, sustentada por oito pessoas da plateia. “Isso se chama competência socioemocional: um grupo de pessoas com vontade de realizar o mesmo objetivo”, afirmou.
O palestrante finalizou sua participação em tom motivacional. “Daqui para frente, pensem nessas três frases: ‘é possível, sou capaz e eu mereço’. Queiram mais de vocês e ensinem isso a nossas crianças, para que elas queiram o que elas merecem. Antes de tudo, amem a si mesmos e repassem esse amor”, encerrou, sob os aplausos da plateia.