A importância da doação de sangue foi tema da palestra que aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) no auditório do Senac, no Recife. A ação foi promovida pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) em parceria com a Unidade de Educação Profissional do Recife (UEP Recife). A Assistente Social do Hemope Mariana Cursino falou sobre como funciona todo o processo de doação, desde os pré-exames e questionários até o dia da coleta. Estavam presentes 91 pessoas, entre alunos dos cursos de Saúde da UEP Recife, estudantes de Aprendizagem e funcionários da instituição.
O objetivo do evento foi conscientizar as pessoas sobre como o ato pode mudar a vida de muita gente. Segundo Cursino, a doação feita por uma só pessoa pode ajudar até três enfermos com diferentes necessidades. “A nossa cultura faz a gente pensar que doar sangue é um ato de dor, mas pra quem recebe, a doação é um verdadeiro ato de amor”, enfatizou. Outro dado alarmante foi apresentado: se apenas 2% da população do Recife doasse, seria o suficiente para manter o banco de sangue do Hemope com saldo positivo por um mês.
A analista de Saúde da DDE, Eliane Fidélix, reforçou a necessidade de sensibilização.“Essa palestra é uma tentativa de conscientização a respeito da necessidade da doação e sobre o quanto o processo é fácil. A intenção é realmente levar o público a doar”.