Em período de isolamento social, as idas às compras em mercados têm sido reduzidas e evitadas. Por isso, é necessário entender a importância do uso integral dos alimentos que já temos em casa. Não só para evitar o desperdício, mas também para cultivar o hábito de refeições mais nutritivas.
Antes de descartar folhas, cascas e talos, veja as orientações da Roseli Candeo, instrutora do curso Aproveitamento Integral de Alimentos do Senac EAD:
Torresmo de casca de batata
Ao descascar batatas para a sua receita, reserve as casas, e faça a técnica do branqueamento:
Coloque as cascas na água fervente por 2 minutos e depois na água gelada por 4 minutos, retire e seque.
Depois de secas, tempere com alecrim, sal, uma pitada de fumaça líquida ( há em supermercados), páprica picante e um pouco de azeite de oliva, que deixe estas cascas bem untadas e leve ao forno até ficarem crocantes.
Sirva como aperitivo.
Farofa de casca de banana
Depois de higienizar as bananas, retire as cascas e corte em pedaços pequenos.
Numa panela, frite um pouco de bacon. Quando estiverem bem crocantes, adicione as cascas de banana, e deixe ficarem sequinhas. Retire o excesso de gordura, adicione cebola e alho picados, tire do fogo e coloque a farinha de sua preferência.
Ótima para acompanhar carnes vermelhas.
Torta de arroz
Ingredientes
240 ml de leite
120 ml de óleo
10 g de fermento químico
Sal quanto baste
3 ovos
50 g de queijo parmesão ralado
Sobras de arroz até dar o ponto na massa (+- 700 g)
Preparo
Coloque os ovos, o leite, o óleo, o fermento, o queijo parmesão e o sal no liquidificador.
Com o liquidificador ligado, vá acrescentando o arroz aos poucos até dar o ponto na massa, cremosa e que o liquidificador consiga bater.
Coloque numa forma de fundo falso metade da massa, adicione o recheio de sua preferência (legumes salteados, sardinha, frango desfiado, cogumelos salteados carne seca desfiada etc.)
Por cima, despeje o restante da massa, polvilhe um pouco de queijo parmesão e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Quando estiver morna, desenforme.
Esta torta deve ser consumida no dia, já que sua textura muda depois de fria e temos que considerar que já é um aproveitamento de arroz.
Dica: Para fazer esta torta, vá guardando sobras de arroz num pote no freezer . Quando tiver uma quantidade razoável você aproveita para fazer a torta. Você também pode misturar qualquer tipo de arroz (branco, integral, etc).
Fonte: portal Senac EAD