O Dia da Mulher foi bem movimentado no Senac. Alunos do curso de Fotógrafo, Técnico em Rádio e Televisão, Pintura de Retrato e do Programa de Aprendizagem promoveram diversas atividades. Teve estúdio montado para fotografar as mulheres, exposição de quadros e trabalhos de pesquisa com a temática feminina e vídeos sobre violência contra a mulher.
O instrutor Társio Alves esteve à frente de atividade executada por alunos do módulo de Planejamento e Iluminação, com o estúdio. “É uma forma de trazer os alunos para a prática, de fotografar pessoas. E nada melhor do que aproveitar uma data especial, de luta, para enriquecer o aprendizado de maneira dinâmica”. Sua aluna, Renata Rodrigues, destaca que está fazendo o curso para aprimorar a técnica e que a ação foi um incentivo para que os alunos pudessem fazer algo pelas mulheres em seu dia. O resultado da atividade, com todas as fotos tiradas no dia, pode ser conferido no Facebook do Senac.
Exposição – Além da exposição do “Projeto Mulher: Símbolo de Luta e Coragem”, realizado pelos jovens do Programa de Aprendizagem, contando histórias de mulheres de grande atuação na nossa sociedade, o hall da lanchonete também contou com mostra artística de alunas do curso Pintura de Retrato. A aluna do curso de Pintura de Retrato, Anita Moura, expos suas telas no hall com pinturas femininas e comenta que o trabalho foi feito com muito amor. “Tenho orgulho de ser mulher e este curso está sendo uma realização para mim. Sou uma pessoa muito otimista, alegre, e gosto de tudo colorido. Nas minhas pinturas, expresso natureza viva, paisagem”. Já sua colega, Suelly Vaz, retratou mulheres reais. “Eu faço pinturas a partir de uma fotografia e reproduzo na tela o que vejo através do meu olhar. Eu expus as minhas Lucianas: uma filha e uma prima e as minhas “Floristas Sem Rosto. O meu trabalho é real, eu uso realismo. Eu vim fazer este curso de pintura de Retrato aqui no Senac em busca de um aperfeiçoamento. A inspiração para começar a pintar foi a minha mãe, que foi artista a vida toda”.
Vídeo – Na ocasião, os transeuntes também tiveram a oportunidade de assistir a vídeos com a temática, executados por alunos do curso Técnico em Rádio e TV. A instrutora Karla Ferreira esteve à frente da edição do vídeo “A dor das palavras” com os alunos. “A gente se reuniu em sala de aula e planejou fazer um vídeo para o dia da mulher. A violência existe, principalmente, a violência psicológica, de palavras. E ela é muito mais constante que a violência física e deixa marcas muito mais profundas do que a violência física. Para a produção, cada aluno sugeriu uma frase ou palavra e depois fomos colocar em prática no estúdio. Como os alunos tiveram aula de outras disciplinas como iluminação, câmera, eles fizeram toda a parte de gravação, direção, iluminação e interpretação”. A aluna Ruana Quan foi quem interpretou a personagem feminina do filme. “A gente sofre esse tipo de abuso todos os dias, dentro de casa, com pessoas que a gente nunca nem viu na rua, no ônibus… Esse vídeo foi só para mostrar às mulheres que quando sofrerem algum tipo de abuso, não fiquem caladas. Seja violência física, psicológica ou sexual…denuncie!, ressalta Ruana, que é jornalista e buscou o Técnico em Rádio e TV do Senac para complementar seu currículo e ter mais opções no campo de atuação profissional.