Equipes vencedoras garantiram a participação no Early Stage, que acontece ainda em novembro
Com o intuito de destacar e premiar startups em desenvolvimento, o Senac Pernambuco realizou, na tarde desta sexta-feira (8), a final do demoday Startup Way. O evento, que fez parte das atividades do REC’n’Play 2024, aconteceu no auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).
Três equipes subiram ao pódio: uma da Faculdade Senac PE e duas do Mediotec (Recife e Paulista). Cada uma foi premiada com cursos da incubadora i.de.i.a.S especializados em desenvolvimento de startups. Além disso, as três garantiram participação no Early Stage, que ocorre ainda em novembro, e foram contempladas com a pré-incubação na i.de.i.a.S a partir de 2025.
A equipe vencedora apresentou o Pyro Alert, um sistema de detecção e alerta de incêndios utilizando inteligência artificial e machine learning. Rebeca Lyra, líder do grupo, expressou sua alegria com a premiação. “Foi incrível. Ninguém nunca espera isso. Estamos animados para trabalhar cada vez mais no nosso projeto, que visa ajudar pequenos e médios agricultores”, afirmou a jovem, que é aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac PE.
Sam Diego, da equipe que conquistou o 2º lugar, compartilhou sua empolgação com o resultado. “É indescritível, porque trabalhamos o ano inteiro nisso. Estamos no ensino médio ainda, comparados aos outros grupos que estão há muito tempo nisso”, avaliou Sam, aluno do Mediotec Senac Paulista. O projeto apresentado pela equipe dele se chama CalMind, uma plataforma voltada para o relaxamento e bem-estar das pessoas, sejam neurodivergentes ou não, através de músicas autorais.
Heitor Sette, da equipe Fulô de Mandacaru, que ficou em 3º lugar, considerou a disputa bem acirrada. “A gente se esforçou ao máximo e viu a capacidade de cada um da equipe. Estamos aqui fruto de muito esforço e agradecemos principalmente ao Senac”, contou Heitor, aluno do Mediotec Senac Recife. O projeto do grupo, intitulado Florescer, propõe auxiliar professores e alunos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O professor André Silva, que coordenou o Demoday Startup Way, comentou sobre a maratona. “Planejamos isso desde setembro para culminar dentro do REC’n’Play. E agora não dá nem tempo de respirar, porque daqui a poucos dias começa o Early Stage e os dez finalistas aqui já estão classificados”, disse André. Segundo ele, a ideia é impulsionar cada vez mais jovens do Senac a criarem seus próprios projetos.
Os jurados que avaliaram os finalistas do Demoday foram selecionados de diversas instituições, incluindo a Usina de Inovação (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado), o Sebrae e a startup No Fire. Os critérios utilizados na avaliação incluíram inovação, criatividade, aderência ao mercado, tecnologia e modelo de negócio.
Com 16 horas de capacitação e oito de mentoria, o Startup Way, da incubadora i.de.i.a.S, reuniu 72 inscrições de projetos e mais de 300 alunos. Quarenta e quatro trabalhos concluíram a etapa de tarefas e pitches, culminando nos 10 finalistas que se apresentaram nesta sexta-feira (8).