Acessibilidade física, comunicacional e atitudinal são alguns dos temas abordados pela formação
A dificuldade do processo de inclusão dos profissionais com deficiência é uma das principais queixas dos empregadores na hora de justificar a baixa inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Mesmo após as leis de Cotas de PcDs e da lei de Inclusão Social, que determinam uma porcentagem mínima de cargos preenchidos por pessoas com deficiência (PCDs) nas grandes empresas e que orienta sobre as condições de trabalho, respectivamente, menos de 1% dos empregos formais do país são ocupados por profissionais com alguma deficiência. Atento a esse quadro, o Senac abriu um curso na modalidade de Educação a Distância sobre o tema, cujo objetivo é o de atender à necessidade das organizações na inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, promovendo a capacitação de seus colaboradores para o acolhimento do novo profissional.
O curso “Acolhimento de profissionais com deficiência nas empresas” possui uma carga horária de 36 horas que devem ser concluídas ao longo de, no máximo, 50 dias corridos. O conteúdo didático, voltado para colaboradores das empresas, engloba a Legislação relacionada à pessoa com deficiência; tipos de deficiência física; ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho; acessibilidade física, comunicacional, atitudinal e tecnológica; estratégias de sensibilização de equipe para integração da pessoa com deficiência, entre outros pontos importantes.
O curso está com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada no tema, com idade a partir dos 16 anos e ensino médio completo, além de conhecimentos em navegação na internet e computador para acesso às aulas. O curso concede certificação oficial e o investimento é de R$ 115, valor que pode ser parcelado em até cinco vezes no cartão de crédito.
As inscrições podem ser feitas no portal do Senac EAD: http://www.ead.senac.br/cursos-livres/acolhimento-de-profissionais-com-deficiencia-nas-empresas.