Interessados em se especializar podem fazer curso no Recife
A expectativa de vida do brasileiro segue em aumento constante. De acordo com a última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média hoje é de 75,5 anos. O estudo ainda prevê que, até 2050, cerca de 30% da sociedade pertencerá à terceira idade, o que acaba gerando um crescimento no número de pessoas interessadas em se capacitar para atender às necessidades desse público. Foi a partir dessa demanda que surgiu a profissão “cuidador de idosos”, que, embora esteja em alta no mercado, ainda carrega uma série de questionamentos.
“Muitos cuidadores são vistos como empregados domésticos”, explica Viviane Cordeiro, gerente da Unidade de Educacional Profissional do Recife, onde o curso Cuidador de Idosos é bastante procurado. “Mas este tipo de profissional exerce tarefas que necessitam de capacitação. Ele precisa aprender as legislações vigentes em relação aos idosos, entender o processo de envelhecimento, saber interagir com o paciente de forma adequada, praticar técnicas de primeiros socorros, compreender diferentes tipos de dieta, saber realizar alimentação oral ou via sonda e atentar ao descarte de resíduos”, cita Viviane.
O curso é dividido em dois módulos. No primeiro, o aluno aprende os procedimentos para cuidar de idosos em boas condições de saúde – aquele que ainda trabalha ou pratica exercícios. No segundo, o profissional passa a lidar com casos mais delicados, como pessoas diabéticas ou portadoras de doenças como Parkinson e Alzheimer. “Costumamos levar alunos aos abrigos, para fazermos aulas práticas. Após o curso, ele estará apto a trabalhar em residências, hotéis, clubes e clínicas”, explica Cristiane França, instrutora do Senac.
Acompanhar o paciente nas consultas médicas também é uma das atividades do cuidador, que deve estar apto a interagir com os médicos e saber administrar o controle de medicamentos. “Alguns idosos costumam tomar remédio para pressão baixa de manhã cedo, ainda de jejum. Isso é errado, pois quando você acorda sua pressão geralmente já está baixa. Mas os idosos não têm paciência para isso, e às vezes até mesmo esquecem. O profissional precisa saber disso”, destaca a professora.
Outro tema abordado no curso envolve questões sociais. “A sociedade ainda vê os idosos como incapacitados. Procuramos trabalhar essa questão da humanização, conscientizar a família que o idoso pode praticar atividades lúdicas. Trabalhamos o lado psicológico, para trazê-lo de volta ao mundo social. Ele precisa saber dos seus direitos e começar a opinar, ler livros, ver filmes e muito mais”, pontua Cristiane.
SERVIÇO
Senac Recife | Curso – Cuidador de Idoso
Período: 10/04 a 28/06/2017
Horário: 18h30 às 21h30
Investimento: R$ 594,00 (6x no cartão ou 3x no boleto bancário)
Informações: 3413-6723