Youtube, games, redes sociais. São poucas as crianças que não usam pelo menos um desses recursos no dia a dia. É tanta familiaridade que quase metade da turma do curso de Programação em Blocos para Kids, que teve início ontem (16) na Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (UTIC), já tem um canal na maior rede social de vídeos do mundo, o Youtube.
É o caso de Lucas, de dez anos, que tem um canal para falar sobre o que gosta: games. Estar na rede social também é o objetivo de Vinícius, de oito anos. Os dois passam horas no mundo digital e querem aprender mais sobre o tema.
Para mostrar como esse universo pode ir além do entretenimento, ajudando no aprendizado escolar e em outros aspectos do desenvolvimento, a UTIC reuniu diversos artifícios, da decoração da sala com personagens de jogos como Minecraft até atividades lúdicas.
Já na primeira aula, o instrutor Alexandre Souza falou sobre as divisões do computador, diferenças entre hardware e software, fazendo analogias com o corpo humano e apresentou nomes de programadores famosos como Bill Gates e Mark Zuckerberg. Depois, os alunos fizeram uma brincadeira com papeis e encaixe de tirinhas para entender como funciona a lógica da programação.
Para facilitar o entendimento, os comandos de programação são transformados em blocos, algo como os brinquedos do tipo lego. “Queremos aproximar esses conceitos das crianças. Hoje em dia, a programação está em tudo, a interação está no mundo digital e no futuro programar será como escrever”, afirmou.
Até o dia 27 de janeiro, os alunos vão aprender como programar e usar os diversos recursos que o computador pode oferecer, e também vão exercitar outros valores como limite, respeito, coletividade. “Nesse curso, eles vão aprender a importância deles para a vida e como o digital está associado a isso. Ensinamos que a programação interage com outras disciplinas como Geografia, Matemática, por exemplos”, disse.