Um total de 3.415 congressistas de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, lotaram o Teatro Guararapes na tarde desta quarta-feira (19) para a cerimônia de abertura do XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Com o tema central “Educação e tecnologia para a humanização da escola”, o evento, que é o maior do campo educacional no País, movimenta o Centro de Convenções de Pernambuco, até a próxima sexta-feira (21), reunindo em sua ampla programação mais de 30 nomes prestigiados no segmento do Brasil, da Espanha e do Canadá.
A mesa de abertura foi composta pelo anfitrião do evento, o presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc, Josias Albuquerque, a diretora Regional do Senac, Valéria Peregrino, e o diretor Regional do Sesc, Antônio Inocêncio Lima. Ainda marcaram presença na abertura, Anna Beatriz Waehneldt, representando o Departamento Nacional do Senac; o secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto de Souza; Adriana Côrte Real, superintendente em exercício do Sebrae PE, e Marcos Valério Lima, representando a superintendência da Caixa Econômica.
Antes, porém, o público pode conferir a apresentação do Balé Popular do Recife, que exibiu o espetáculo “Nordeste, a dança do Brasil”, explorando em movimentos a pluralidade das tradições rítmicas da região.
Em sua fala de abertura, Josias Albuquerque ressaltou que a grandeza do Congresso dependia da adesão do professorado que não mediu esforços para estar ali presente em busca de novos conhecimentos e práticas educacionais.
“Nossa instituição tem procurado valorizar o professor porque é necessário que isso aconteça. É o momento de mostrar aos nossos governantes, que nosso Estado e que o Brasil só podem crescer com o professor capaz de ajudar nesse processo”, registrou.