Silvio Meira destaca o metaverso e o mundo figital na abertura do XVIII CITE

Publicado em: 21, set. 2022

Sob o tema Educação 5.0, evento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco inicia sua ampla programação na capital do Agreste

Com mais de 4 mil inscritos, de 26 estados do Brasil mais Distrito Federal, e lotando a plateia de educadores, música e, sobretudo, muita sintonia às novas práticas educacionais, o auditório do Centro de Convenções do Senac em Caruaru assistiu à abertura da 18ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, na tarde desta quarta-feira (21). A cerimônia, com transmissão simultânea, abriu as portas para o evento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, que acontece até a próxima sexta-feira (23), com atividades presenciais em Caruaru, híbridas no Recife e, também, na plataforma online.

A abertura foi iniciada com a riqueza da música nordestina trazida pela banda dos meninos e meninas de São Caetano regida pelo maestro e músico Mozart Vieira. Dentro do repertório, frevo, pife brasileiro e clássicos da música brasileira. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, realizou o discurso de abertura, trazendo em sua fala a importância dos educadores para o desenvolvimento e crescimento de nosso Estado e País. “É o amor de vocês pelo ensino que molda nossas crianças e adolescentes. Graças à dedicação, carinho, paciência, habilidade dos profissionais da educação, é que nós podemos ter esperança em um futuro promissor para nossa sociedade”, afiançou.

Em seguida, foi entregue o prêmio Josias Albuquerque para Silvio Meira, como destaque do ano, no aprimoramento educacional em Pernambuco. Silvio é engenheiro de software, um dos fundadores e parte do Conselho de Administração do Porto Digital, e declarou-se surpreso e extremamente honrado com a premiação. Ao fim do solene momento, ele deu início à palestra magna de abertura abordando tópicos como a definição de inovação, mundo figital, da perspectiva do encontro entre a experiência física e digital na educação, significado de experiências fluidas, a relação entre games e metaverso no processo de aprendizado, e como pode ser realizada uma transformação estratégica e contínua.

E fechando com chave de ouro o primeiro dia XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, a cantora Irah Caldeira subiu ao palco trazendo clássicos do cancioneiro regional, e muita alegria para os participantes do evento. No show, o público dançou e cantou sucessos como “Meu Xodó” de Dominguinhos, “Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor” de Zé Ramalho, e “Anjo Querubim” de Limão com Mel.

Realização

Apoio