Mônica Mendes, analista de Educação Profissional EAD do Senac Pernambuco, e outras três autoras publicaram o artigo Desafios e Soluções no Acompanhamento Pedagógico de Cursos a Distância: Relatos de Experiências, na Associação Brasileira de Educação a Distância (ABEDE), instituição voltada ao desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância. No trabalho científico, elaborado com interlocutoras da Rede EAD dos estados do Pará, Bahia e Piauí, é relatada uma experiência sobre a implementação de soluções para o acompanhamento pedagógico de alunos de cursos técnicos a distância. O foco está nos polos presenciais das regiões Norte e Nordeste, discutindo práticas e metodologias voltadas para melhorar o suporte educacional aos estudantes dessas regiões.
Para Mônica Mendes, o artigo demonstra a importância de um monitoramento pedagógico nos cursos à distância e que esse acompanhamento diminui o índice de evasão. “O objetivo do relato é compartilhar as estratégias educacionais baseadas nas concepções do Modelo Pedagógico Senac, que norteiam as práticas educativas centradas no aluno, diante dos desafios encontrados em sua formação profissional”. Segundo ela, o estudo concluiu que “quanto mais sistemático for o apoio ao aluno maior será a chance de eficácia no processo de ensino e aprendizagem”.