Com recorde de público, XVII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação reuniu profissionais de todo o Brasil
Mais de seis mil pessoas, para ser exato 6.746, participaram da programação do XVII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, nos dias 22 e 23 de setembro. Num formato totalmente online, o evento promoveu uma intensa troca de conhecimento e experiências entre educadores e profissionais do segmento de todo o Brasil. Entre as instituições que mais inscreveram participantes, destaque para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com 1.840 inscritos. Foram 16 palestras e workshops, 114 trabalhos apresentados no Espaço do Conhecimento e 30 horas de imersão no Ideathon – uma maratona de criatividade para fomentar a inovação e o empreendedorismo, além de espaço de expositores com 29 negócios voltados para a educação.
“Um desafio que superamos. A pandemia nos forçou a dar um salto para frente de cinco/seis anos e a tecnologia nos possibilitou fazer um evento como este. No ano que vem será melhor ainda”, comemorou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, na cerimônia de encerramento.
Em clima também de celebração e já pensando no futuro, o diretor de Educação Profisisonal do Senac PE, Eliezio Silva, apresentou a nova marca do Congresso, que foi reformulada para “dialogar com as novas tecnologias”, segundo o diretor, e teve o lápis substituído por uma caneta touch.
A cerimônia contou com apresentação musical do grupo de Violino do Sesc e foi marcada pela entrega do Prêmio Educador Josias Albuquerque, uma homenagem do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco ao trabalho das pessoas que têm contribuições reconhecidas para o desenvolvimento da Educação no estado. Este ano, a homenageada foi Tânia Bacelar, economista, socióloga e doutora em Economia pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne.
Ao longo de sua trajetória, Tânia, que também foi diretora da Sudene e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, tem contribuído não só para o crescimento econômico do estado como também para o avanço da Educação. “Fico muito honrada em ser homenageada. Da minha parte, tem sido um aprendizado participar de estudos junto com o Senac e o Sistema e estar nesta casa”, agradeceu.
O prêmio foi entregue pelo presidente Bernardo Peixoto e por Leonrado Bacelar, filho de Tânia e secretário de de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife.