A evolução do fogo e seu uso como tecnologia foi a ferramenta usada por Bruna Miranda no desfile realizado pelos 52 alunos das duas turmas do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, no dia 1º julho, no Marco Pernambucano da Moda (MPM), no Recife Antigo. Foram duas coleções: “Em Cartaz”, que tinha referências no cinema e personagens de filmes; e “Elementar”, baseada nos quatro elementos da natureza (fogo, água, terra e ar) e sua relação com o indivíduo. Nos desfiles, foram apresentadas as peças feitas pelos estudantes durante o semestre final do curso.
Bruna, que representou a coleção Elementar, com o look Firenology (fogo), não economizou na ousadia para produzir o look e apostou num trabalho minucioso: fez a peça digitalizada, cortou a modelagem e compôs a estampa com o uso de laser. “Usei o bordado com fios de cobre por cima de uma organza de cristal e um tafetá para recriar o efeito furta-cor do fogo”, disse, ao explicar o processo criativo.
Ela considerou a sensação de expor os trabalhos um momento de coroação depois de cinco dias entre bordado, costura e finalização da peça com fogo, até queimar a organza para selar o acabamento: “vê-la pronta e a reação do público diante dela foi um orgulho e satisfação para mim”.
Para Gabriel Pedrosa, aluno que compôs um o look Tricky Water (água), a experiência foi enriquecedora. “Desde o processo criativo, até o desenvolvimento da coleção com todo o referencial teórico, foi bastante agregador no sentido de concretizar conceitos que formamos durante todo o curso”, avaliou.
Segundo a coordenadora de Design de Moda da Faculdade Senac, Daniela Oliveira, o empenho dos alunos foi total e o investimento não foi apenas de tempo. “Teve aluno que gastou mais de R$ 1 mil na confecção da peça. Tudo foi feito com muitos detalhes e beleza”, comentou.
O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre alunos, familiares, professores, o gestor do MPM, Fred Maia, além do público geral.