O instrutor de Gastronomia da Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT) do Senac Recife, João Lima, seguiu para a Europa para estudar Gastronomia. Em busca de novos aprendizados, o chef está na Itália, fazendo o Curso de Cozinha Italiana em Pílulas, programação de 100 dias no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF). A prestigiosa Escola de Cozinha e Enologia Italiana tem sede principal no Castelo de Costigliole d’Asti, e inclui duas semanas de aulas teóricas e práticas e a oportunidade para um período de formação nos melhores restaurantes Italianos.
João Lima, que é ex- participante do MasterChef Profissionais 2016, já nutria esse sonho há tempos e diz que foi adiado por conta da pandemia. Ele explica que o curso é uma formação rápida sobre a evolução da cozinha tradicional e moderno-criativa. “Tivemos aprofundamentos sobre azeites, ervas aromáticas e as especiarias, os primeiros pratos da tradição, a confeitaria, as técnicas de fermentação (pão, focaccia e pizza) e o vinho. Está sendo uma experiência incrível. São novos desafios. É isso que nos faz sair de onde estamos para irmos a lugares melhores. Não é um recomeço, é uma continuidade. Muitas coisas boas ainda virão, isso é só o começo. Foi muito difícil tomar essa decisão de deixar o Senac, mas a Gastronomia é um segmento globalizado e quanto mais experiências, melhor a bagagem profissional”, diz João.
O ex-instrutor do Senac ressalta que o ICIF é uma escola com mais de 20 anos de tradição e teve a possibilidade de aprender as principais técnicas e receitas tradicionais da região do Piemonte, no Norte da Itália, fazer visitas técnicas com produtores de queijo local, aulas de degustação de vinho, massas frescas, carnes e peixes, panificação com pães e pizzas, gelatos italianos, e tantas outras especialidades. “A segunda etapa do curso é o estágio em um restaurante. Estou na Sicília, Sul da Itália, no restaurante do San Domenico Palace Hotel – Taormina, que pertence a uma rede internacional com mais de 100 hotéis, em 43 países diferentes”. Com relação às suas expectativas, João Lima destaca que pretende passar mais um tempo trabalhando no hotel, até o final da estação, e circular pela Europa em busca de outros desafios.