O São João é uma das épocas mais deliciosas do ano. Além das apresentações culturais, as bebidas e comidas típicas marcam os festejos, com os doces dando mais brilho e sabor à comemoração. E agradando a quase todos os paladares. Bolo de milho, de mandioca e pé de moleque são pratos típicos que dão água na boca, mas que tal inovar na gastronomia e incrementar as opções das comidas juninas? Receitas como cupcake de paçoca ou de cenoura com ganache de chocolate, queijadinha, cajuzinho, pipoca gourmet, bolinho de arroz doce e brigadeiros de diversos sabores como milho verde, quentão e amendoim podem fazer a diferença. Para ajudar quem deseja arrasar no preparo dos docinhos, a chef e instrutora do Senac, Adriana Arregui, deu algumas dicas de como otimizar as receitas.
Canjica – Tradicional na mesa, a canjica pode ficar mais gostosa, se você optar por triturar o milho com leite em vez de água. Agora, para deixá-la ainda mais cremosa é só acrescentar uma lata de leite condensado e uma de creme de leite. Se a ideia é servir os bolos típicos de modo diferente, Arregui aconselha que sejam feitos mini bolos, porque “além de facilitar, por causa do tamanho, os convidados conseguirão comer mais tipos de bolo, ao invés de se fartar numa enorme fatia”, disse. Outra dica da chef é para o bolo de milho: em vez de untar a forma, colocar a palha de milho. Basta “forrar” a forma e colocar a massa por cima. “Quando o bolo for desenformado, poderá ser servido na palha, de maneira mais rústica”, sugeriu.
Brigadeiro – Os brigadeiros também não podem ficar de fora. Um dos destaques é o brigadeiro de paçoca. No preparo, as pessoas, geralmente, quebram a paçoca e fazem uma farofa para passar o brigadeiro e finalizar a receita, mas como São João é em uma época mais fria, a umidade do ar e da paçoca vão fazer com que o brigadeiro fique mole, sem consistência. “Uma dica legal é pegar essa farofa e misturar com leite em pó”, disse Arregui. Há também os “brigadeiros para adultos”, que levam bebidas alcóolicas na receita, como o brigadeiro de quentão (que é feito com cachaça e gengibre), de cachaça com rapadura, de caipirinha, whisky, de licor de amarula, de champanhe com morango, de tequila etc.
Pipoca – Para os amantes da pipoca, a instrutora dá outra proposta para fugir do tradicional: colocar essa mistura (paçoca e leite em pó) em cima dela após o preparo. O resultado é uma versão gourmet. O primeiro passo é estourar o milho com óleo e açúcar para caramelizar, depois de pronta, joga a mistura. O truque vai dar uma nova roupagem e novo sabor. Depois, é só se jogar no forró e se deliciar com as comidas típicas!
Curso – Para quem deseja ter mais conhecimento no assunto e preparar muitas receitas de brigadeiro, a Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT), no Recife, está com inscrições abertas para o curso de Brigadeiro Gourmet, de 03 a 07/07, das 9h às 12h. O investimento é de R$ 250,00, que pode ser parcelado em até 6x no cartão de crédito.
Confira algumas das receitas:
Ingredientes:
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
1 xícara de milho para pipoca
½ xícara de óleo
5 colheres de leite em pó
Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e mexa por aproximadamente 15 minutos. Aos poucos, o açúcar vai derreter e caramelizar os grãos de milho que vão começar a estourar.
Depois que a pipoca estiver pronta, acrescente o leite em pó e mexa.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
100g de chocolate branco em barra
200g de paçoca (aproximadamente quatro paçoquinhas)
3 colheres de leite em pó
Preparo:
Leve ao fogo o leite condensado e o creme de leite e mexa. Quando a mistura atingir o ponto de brigadeiro (começar a desgrudar da panela), acrescente o chocolate picado e 100g de paçoca.
Enrole os brigadeiros e passe numa farofa de leite em pó (3 colheres) com paçoca (100g).