Caju: da entrada à sobremesa em projeto da Faculdade Senac Caruaru

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    Caju é o ingrediente principal de projeto de Gastronomia da Faculdade Senac Caruaru_

    Caju: da entrada à sobremesa em projeto da Faculdade Senac Caruaru

    Um menu sustentável que explorou variações gastronômicas do caju e sua utilização integral. Esse foi o resultado de um Projeto Integrador elaborado pelos estudantes do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Caruaru. O trabalho reuniu diferentes saberes e competências construídos ao longo do semestre. A apresentação aconteceu no dia 26 de janeiro, de forma remota, e a programação incluiu uma mesa redonda com o tema “Do Campo à Mesa: Construindo Práticas Sustentáveis em Gastronomia”.

    Para abordagem da temática, o evento virtual contou com a presença da coordenadora do curso de Gastronomia da unidade, Lorena Bezerra de Sousa; a professora Suellen Tarcyla da Silva Lima e as convidadas Ana Paula Gomes da Silva, membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea PE, e Giovana Nacarato, chef de cozinha e curadora do Festival Comida de Feira da Feira de Caruaru. A proposta inicial deveria incluir sazonalidade, valor cultural, menor impacto ambiental desde a produção até o consumo, e o cardápio contou com entrada, prato principal e sobremesa. “Os alunos chegaram ao caju, com pratos que trouxeram questões históricas, cultural, social e econômica, e por isso, contemplam as bases da Sustentabilidade aplicada à Gastronomia”, explicou a professora Suellen.

    Por conta da pandemia, a degustação dos pratos foi realizada pelos estudantes, que fizeram uma autoavaliação levando em consideração sabor, textura e a aceitabilidade por parte dos familiares. Para o aluno Renato Vieira Aguiar, participar deste projeto integrador foi uma experiência muito edificadora. “O trabalho nos incentivou a pesquisar, desenvolver e criar receitas, com o ingrediente principal, escolhido pela turma, que foi o caju. Obtivemos muitas informações sobre este pseudofruto, que nos despertou a vontade de conhecer mais, e desenvolver as receitas, que utilizaram o fruto em toda sua totalidade”, expõe.

    A coordenadora Lorena ressalta que a construção do projeto integrador permite ao aluno desenvolver competências através de pesquisas estruturadas. “O PI gera oportunidades para que os estudantes coloquem seus conhecimentos em ação e sejam provocados a pesquisar outros conhecimentos e transformar suas hipóteses, de modo a resolver problemas por meio da interação”.

    A estudante Thaynnah Silva conta que foi maravilhoso vivenciar o projeto. Ela relata que, desde o começo, com a escolha do ingrediente principal, surgiram muitas dúvidas, mas as ideias e a criatividade tomaram conta por inteiro. Segundo ela, trata-se de um fruto comum e cultivado na região e, por muitas vezes, passa despercebido, sendo associado apenas ao suco ou ao doce, e com a fruta, a castanha. “Embora muitos não saibam, o caju é o fruto e a castanha é a fruta. Daí, as ideias foram surgindo e, cada grupo, criou sua receita, respeitando o fruto, a fruta e a história de todo um Estado. Levamos uma bagagem enorme na prática e na teoria, aprendemos a utilizar as frutas ao máximo, extraindo tudo que ela podia nos oferecer”, ressalta

    À frente do projeto, a professora Suellen Tarcyla aponta que o ensino remoto tem se configurado como um desafio à prática docente e formação discente. E ela conta que foi nesse contexto desafiador que a disciplina Projeto Integrador – Sustentabilidade em Gastronomia foi vivenciada pelos estudantes da Faculdade Senac Caruaru. “As vivências formativas planejadas no âmbito do componente curricular priorizaram a apropriação das bases teóricas que norteiam a sustentabilidade, a articulação entre os diferentes componentes vivenciados ao longo do módulo, e o desafio de encontrar insumos e desenvolver receitas e práticas integradoras sustentáveis”, pontua.

    Suellen completa que a mesa de diálogo foi muito enriquecedora e, posteriormente, os estudantes apresentaram um relato da experiência do desenvolvimento do projeto, cumprimento das etapas metodológicas, obtenção e análise de dados e desenvolvimento do menu sustentável. Após a exposição, os alunos receberam as contribuições avaliativas e comentários das integrantes da mesa. “Como docente, posso dizer que acompanhar a trajetória de crescimento e desenvolvimento dos estudantes, perceber a forma como foram desvelando o senso crítico, e permitindo pensar novas receitas e uso do caju na cozinha brasileira foi algo muito positivo, um termômetro que veio para corroborar e reafirmar as crenças que temos nos processos formativos. Como forma de gerar contribuições e sensibilizar a sociedade, foi elaborada uma cartilha com as receitas produzidas no menu sustentável. A mesma será lançada no próximo módulo. Com uma linguagem acessível, a publicação busca aproximar as pessoas e mostrar que é possível adotar práticas sustentáveis no cotidiano”, finaliza.

    Confira o cardápio elaborado pelos alunos:
    Entrada: Pastel de Feira com Carne de Caju
    Prato Principal: Risoto de Caju com Queijo Coalho e Castanhas
    Sobremesa: Pudim de Caju com Farofa de Castanha Caramelizada

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