Atividades inovadoras impulsionam Educação Profissional e mercado de trabalho no REC’n’Play 2024

    PróximoAnterior

    Atividades inovadoras impulsionam Educação Profissional e mercado de trabalho no REC’n’Play 2024

    O Senac segue com sua participação ativa em um dos maiores festivais de inovação do país, o REC’n’Play, levando conteúdos inovadores e dinâmicos voltados ao uso de tecnologias e metodologias para a Educação Profissional. Nesta edição, os workshops “Gamificação e Simulação na Educação Profissional” e “Gerenciamento de Projetos com Python” foram destaques entre as atividades promovidas pela instituição.

    A  “Gamificação e Simulação na Educação Profissional” foi abordada junto aos  profissionais e estudantes para que possam explorar o uso de técnicas de jogos aplicadas em áreas como Saúde, Turismo, Comércio e Educação. Fabiano Araújo, da Gerência de Desenhos e Tecnologias Educacionais do Departamento Nacional do Senac, coordenou a atividade e destacou os resultados positivos da experiência. “Terminamos a atividade com oito projetos propostos que vão continuar se desenvolvendo. A ideia é criar redes de aprendizagem que se estendam além do encontro físico, com o apoio das redes sociais e das ferramentas que foram compartilhadas aqui”, explicou Fabiano. Segundo ele, a gamificação se mostra uma ferramenta atual para melhorar os processos de aprendizagem, promovendo experiências que vão além da sala de aula tradicional.

    Angela Arruda, instrutora do Senac e participante do workshop, compartilhou o entusiasmo em relação à aplicação da gamificação. “Nós criamos uma estratégia pedagógica inspirada em um jogo de sete erros, onde os alunos conseguem identificar erros em design e propor soluções criativas. É uma maneira dinâmica de aplicar a gamificação e estimular a criatividade dos alunos”, comentou.

    Complementando a programação, o workshop “Gerenciamento de Projetos com Python” teve como objetivo incentivar o uso prático da linguagem Python no gerenciamento de projetos. Conduzido por Jonathan Wilson, o momento ofereceu uma experiência prática aos participantes. “Na quarta-feira, tivemos uma palestra mais expositiva sobre o tema. Hoje, estamos aplicando o conteúdo de forma prática e, ao final, todos saíram com um MVP, um produto mínimo viável que integra Python Web e inteligência artificial”, relatou Jonathan. Ele destacou ainda que essa experiência pode abrir portas para futuros projetos no mercado de tecnologia.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar