Uma grande confraternização marcou o jantar de comemoração dos 70 anos do Senac e do Sesc, na noite da última terça (29), no Restaurante-Escola do Senac, no Recife. Foi um momento de celebrar as sete décadas de história de sucesso das duas instituições, num evento comandado pelo presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc em Pernambuco, Josias Albuquerque, que contou com mais de 100 convidados, entre colaboradores, representantes e empresários dos setores do Comércio, Serviços e Turismo, além de políticos e autoridades.
A ocasião marcou também o jantar magno do Festival Pernambuco Bom de Mesa, uma realização da Associação da Boa Lembrança, entidade que reúne restaurantes de todas as regiões do Brasil e que propôs uma homenagem às instituições. O menu da noite foi preparado pelos chefs convidados Marcos Sodré, Volkmar Wendlinger, Paulo Pinho e Joana Gallo, de restaurantes da Boa Lembrança no Rio de Janeiro, e por Wagner Francis e Jair Ferreira, do Senac Pernambuco.
À frente da Associação, está o chef Cesar Santos, que tem uma relação afetiva muito forte com o Senac: começou como aluno da casa e, hoje, como um dos profissionais mais renomados da gastronomia nacional, destaca o nome da instituição aonde for. Em forma de agradecimento pela contribuição do Senac à sua carreira e aos profissionais da área, Cesar entregou um prato da Boa Lembrança ao presidente do Sistema. O prato é uma edição especial em homenagem aos 70 anos do Senac e do Sesc.
Além do presente da Associação, o gestor recebeu uma homenagem em forma de troféu dos colaboradores e os participantes puderam conferir vídeos que contaram como as entidades mudaram a vida de milhões de brasileiros. Josias Albuquerque agradeceu o reconhecimento, relembrou importantes ações, como a criação do Banco de Alimentos, pelo Sesc, e a implantação das carretas móveis, pelo Senac, e destacou em seu discurso como o trabalho ainda está no “começo”. “Isso tudo faz a gente ver que fizemos coisas muito importantes e vamos fazer muito mais”.
Mais homenagens – Durante o evento, conselheiros das duas entidades também foram lembrados e receberam uma obra do artista plástico Francisco Brennand como reconhecimento à dedicação e ao papel realizado. A diretora de operações do Senac, Maria Goretti Gomes, fez a entrega aos representantes do Senac: Antônio Diogo dos Santos Filho, Milton Tavares de Melo Júnior e João de Barros e Silva. Pelo Sesc, os conselheiros José Francisco da Silva, José Lourenço Custódio da Silva e Severino Ramos de Santana foram os agraciados que receberam as obras das mãos do diretor regional da instituição, Antônio Inocêncio Lima.
Ao final do jantar, os convidados ganharam o prato da Boa Lembrança.