O público geral, funcionários e alunos do Senac que passaram pelo pátio das bandeiras na última terça-feira (16), no Recife, tiveram a oportunidade de apreciar verdadeiras obras de arte. Treze alunos do curso de Fotógrafo apresentaram seus trabalhos de conclusão na exposição Faces Distintas, que exibiu fotografias feitas nos mercados de São José e da Encruzilhada, na Casa da Cultura e em Olinda. Familiares dos alunos, algumas pessoas fotografadas e seus parentes também prestigiaram o evento. As imagens foram expostas em duas versões: grandes em estruturas de ferro e outras menores penduradas em varais que ficaram distribuídos pelas entradas do Senac e na área externa de acesso à rua, a atenção de quem passava.
O professor Elvio Luiz estava contente com o trabalho. “Acho que esse momento é a culminância de tudo que eles aprenderam e é importante mostrar como eles montaram e retrataram essa narrativa”, e continuou, “é também a oportunidade para ver como as pessoas os enxergam”, concluiu. A aluna Mônica Fernandes falou da satisfação de mostrar um pouco do que aprendeu. “A gente fica com pouco de medo de se expor, mas esse momento, na verdade, completa o ciclo de trabalho com esforço coletivo”, disse.
Para estudar fotografia no Senac, não é preciso saber fotografar nem ter experiência, basta ter entusiasmo, interesse pela área e vontade de aprender a maneira correta de registrar momentos.Mônica, por exemplo, já tem uma carreira profissional estabilizada e ficou pensando no que fazer depois da aposentadoria. Então viu na fotografia a oportunidade de realizar algo relevante e que, ao mesmo tempo, pudesse levar para todos os lugares que ela fosse. “Eu indico o curso pra qualquer um, porque a gente desenvolveu o senso crítico, a composição e o recorte da realidade”, finalizou.