Alunos do curso de agente cultural da unidade de Educação Profissional do Recife (UEP) receberam, no dia 07/06, a visita do secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, que apresentou a palestra ” Políticas públicas para cultura e retorno no mecenato estadual”.
No encontro, o secretário apresentou estratégias de políticas públicas, criadas e seguidas pelo órgão e a Fundação do Patrimônio Histórico e artístico de Pernambuco (Fundarpe) no que tange a editais culturais e festas sazonais como Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e São João, por exemplo. Ele também abordou a estrutura de funcionamento do retorno do mecenato estadual e como é feita a “precificação” dos cachês dos mais diversos artistas e suas artes. Após este momento, os alunos vão preparar e enviar para análise do secretário um projeto para realização de um evento e tentar captar recursos, como apoio e patrocínio.
Segundo o instrutor do curso de agente cultural, Danilo Lucio, a visita foi bastante proveitosa.” É necessária esta união: escola, alunos (produtores culturais) e o ente governamental. Foi uma palestra produtiva, em que o próprio secretário exprimiu sua opinião em alguns momentos e se mostrou aberto a escutar demandas e problemas passados pelos alunos, além de dispor de um horário em sua agenda para receber e avaliar, junto com sua equipe um projeto criado pelos alunos em sala de aula”, disse.
Para o músico Gildo Socorro Filho, que há 15 anos trabalha com cultura e é um dos alunos do curso, a palestra foi um momento de aproximação, uma oportunidade de discutir o cenário e “comentar o que pensamos quanto produtor cultural”. “O curso como um todo tem sido um grande passo para todos. Ajuda a abrir a nossa mente para muita coisa, para a cultura externa, de outros lugares, além da de Pernambuco. E é muito complexo. É um ramo maravilhoso, que não basta ter só o conhecimento prático. E o curso tem oferecido o conhecimento teórico para o crescimento de todo mundo’, ressaltou.