Alunos do Senac realizam campanha de conscientização sobre o uso excessivo de telas

    PróximoAnterior

    Alunos do Senac realizam campanha de conscientização sobre o uso excessivo de telas

    A iniciativa acontece na unidade de Petrolina e faz parte do projeto Além das telas, que alerta sobre os problemas físicos e emocionais causados pelo vício em tecnologia.

     

    Uma questão crescente que tem preocupado especialistas em saúde e tecnologia é o uso excessivo de telas, especialmente entre o público infanto-juvenil. Diante desse cenário, alunos do curso de Aprendizagem Administrativa do Senac, em Petrolina, realizam ação educativa no próximo dia 24.07, para orientar os jovens sobre o uso demasiado do celular e computadores, além de abordar a nomofobia, que é medo ou ansiedade provocado pela falta de uso do celular, com a participação de psicólogos, neuropsicólogos e educadores.

    A iniciativa faz parte do projeto “Além das Telas”, desenvolvido pela equipe pedagógica junto com os alunos da instituição. O objetivo da iniciativa é informar sobre os impactos provocados pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos, além de levar orientações sobre o uso correto desses dispositivos, visando uma vida mais saudável e equilibrada.

    De acordo com Irenice Nogueira, coordenadora pedagógica, os alunos realizaram uma pesquisa com crianças, adolescentes e jovens, público que se mostra mais conectado às redes sociais e outras plataformas digitais, com o objetivo de identificar quais os impactos provocados no dia a dia dessas pessoas pelo uso do computador e celular. Ainda de acordo com Irenice, a iniciativa teve como didática envolver os jovens para que eles fossem agentes na busca desses impactos e multiplicadores das alternativas de como diminuir o uso dos equipamentos no dia a dia. “O envolvimento dos jovens foi fundamental. Eles são protagonistas desse projeto. Os dados levantados por eles chamaram a atenção de cada participante, pois perceberam que as telas provocam ansiedade, depressão, estresse, dispersão, isolamento, além de impactar outras funções cognitivas”, relata Irenice. Ainda segundo a coordenadora, o projeto faz parte do Laboratório da Juventude que tem como viés trabalhar desafios relacionados às questões sociais e à busca por soluções inovadoras. “Procuramos desenvolver uma educação emancipadora e libertadora, onde trabalho educativo está pautado na problematização, investigação, (re) leitura de mundo com vistas à transformação social”, finaliza.

    Para Adelaide Oliveira, uma das alunas engajadas no projeto, o trabalho que está sendo desenvolvido está sendo bem enriquecedor para todos, uma vez que as telas ocupam cada vez mais o tempo das pessoas. “O contato permanente com o computador e o celular acaba afastando-nos de momentos importantes da vida real e trazendo uma série de doenças, prejudicando nosso bem-estar geral”, afirma Adelaide.

    Com base nos resultados obtidos, os alunos que integram o projeto “Além das Telas” estão organizando uma palestra educativa e dinâmica, com a presença de profissionais da saúde e da tecnologia, que abordarão os problemas causados pelo uso excessivo de telas e conscientizarão os participantes sobre o uso adequado dessas tecnologias. “A gente espera chamar a atenção dos jovens e sobre o assunto e promover hábitos mais saudáveis e equilibrados no uso da tecnologia”, reforça Adelaide.

    Além de discutir os malefícios do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, a palestra também disponibilizará informações sobre o avanço tecnológico e realizará discussões sobre a conscientização do uso adequado das tecnologias. O evento ocorrerá na sede do Senac, localizada na Rua Dona Justina Freire de Souza, 650 – Vila Moco, Petrolina – PE, 56306-355 e será realizado para os alunos da instituição.

     

    Serviço:

    Projeto Além das Telas

    Evento: Palestra sobre os impactos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos e o uso adequado das tecnologias

    Dia: 24.07

    Horário: 13h30 às 17h30

    Local: Senac Petrolina

    Endereço: Rua Dona Justina Freire de Souza, 650 – Vila Moco, Petrolina – PE, 56306-355

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar