Ser sustentável é pensar em soluções, produtos e serviços que não comprometam as gerações futuras, é pensar no coletivo e contribuir para a preservação da saúde do planeta. Cientes desse papel, os 22 alunos do curso de Cozinheiro da Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT), no Recife, que concluíram Garde Manger – primeiro módulo do curso – realizaram na última quarta-feira (14) uma exposição de artesanato com peças feitas a partir da reutilização de produtos, como garrafas, latas e outros materiais, no hall da Lanchonete-Escola da instituição.
Sob instrução do professor e chef Antônio Medeiros, cada aluno fez, em média, cinco peças. Foram porta-retratos, bolsas, vasos de decoração, carteiras, bijouterias e roupas. Após a exposição, todas as peças serão doadas ao Hospital do Câncer para serem vendidas e gerar renda.
Uma das estudantes, Marina Gabriela, teve a ajuda da mãe para confeccionar uma blusa e uma bolsa com tecido de sombrinhas velhas e ficou feliz com o resultado. “Esse momento é muito importante porque eu mesma, por exemplo, aprendi aqui e levei o conhecimento pra casa”, disse. Ela destacou a importância da reciclagem: “a gente pode dar uma nova vida aos objetos, reutilizando-os”.
Tássio Nogueira é Designer de Moda e também está na turma. Para ele, a proposta do professor Medeiros foi uma surpresa. “Vim para a cozinha como outra alternativa profissional e me surpreendi com essa proposta logo no primeiro módulo do curso de Cozinheiro”, falou. Além das peças expostas, o projeto sustentável também contou com a entrega de mudas de plantas e hortaliças para as pessoas que circulavam pelo local.